É possível lavar o ar? Conheça a eficiência da nova luz ultravioleta da OSRAM que limpa o ar dos carros e combate vírus e bactérias
Com eficácia comprovada, a nova tecnologia em iluminação que é capaz de purificar ambientes chega ao Brasil em dezembro para levar ainda mais segurança e bem-estar aos motoristas e passageiros
Após a pandemia do coronavírus, a preocupação com uma desinfecção correta e de qualidade fez com que a demanda por soluções de higiene aliadas à tecnologia aumentasse. Sempre de olho no futuro e nas necessidades do mundo moderno, a OSRAM, multinacional alemã líder na fabricação de sistemas de iluminação, deu um passo além com o esterilizador de ar AirZing Mini, que tem como objetivo desinfectar e melhorar a qualidade do ar no interior de veículos para assegurar a saúde de quem está dentro dele.
Em uma área pequena e fechada, como o interior de um automóvel, germes nocivos podem se espalhar facilmente. O motorista e passageiro, sem saber, levam consigo na viagem e, em seguida, a ventilação distribui os patógenos por todo o carro – um risco, especialmente agora com coronavírus.
O produto tem tamanho compacto e se encaixa facilmente nas saídas de ar e remove até 99,9 por cento dos vírus e bactérias por meio da luz ultravioleta do esterilizador Air Zing Mini, que funciona em um comprimento de onda de 360 a 370 nanômetros. O dispositivo já foi testado com sucesso contra o vírus da gripe aviária e também elimina alérgenos, poluentes e odores transportados pelo ar.
“Essa é mais uma inovação que apenas a OSRAM, com toda sua experiência em fotônica e luz ultravioleta, é capaz de desenvolver para continuar expandindo seu portfólio e oferecendo o que há mais de mais tecnológico de modo a atender às necessidades do mundo moderno”, conclui Marieli Senedez Miguel, Gerente de Marketing LATAM da OSRAM.
Eliminação extensiva de germes em um pequeno espaço
Com um diâmetro de 7,5 cm, o dispositivo compacto e redondo não é maior do que uma maçã e é facilmente preso às venezianas de ventilação do veículo com um clipe. O cabo USB incluído fornece energia ao purificador de ar através de qualquer tomada USB padrão.
O dispositivo opera silenciosamente e ilumina o logotipo da marca na parte superior em um azul sutil para mostrar que está funcionando. O ar é puxado para a unidade e passado por um filtro de dióxido de titânio, onde é limpo por uma série de luz UV-A de díodos emissores. Uma reação fotocatalítica mata as células de vírus e bactérias antes que as células purificadas sejam expelidas pela parte superior da caixa.
O filtro pode ser limpo com água corrente, seco e reutilizado. Não há perigo para os passageiros e motoristas com a radiação UV, visto que ela está encapsulada. Além disso, o dispositivo pode ser usado de forma independente, fazendo aplicações fora do carro, inclusive em mesas de escritório. O esterilizador de ar estará disponível a partir de março no Brasil.