Em 2021 as condições para comprar imóveis devem continuar favoráveis
Taxas de juros continuam com menor índice histórico
Início de ano é hora de colocar as metas em prática, entre elas a aquisição da casa própria. O cenário atual é ideal para investir em imóveis, já que as taxas de juros continuam com o menor índice histórico. Isso, somado às condições de financiamento proporcionadas pelos programas habitacionais do governo e a alta no índice de confiança do empresário na construção civil – que atingiu 95,2 pontos, um uma escala de zero a 200 pontos, o maior desde março de 2014 (96,3 pontos) – fazem de 2021 um ano favorável para o investimento imobiliário, mas para isso é necessário organização. Para o especialista em investimento imobiliário e vice-presidente comercial da Lyx Engenharia, Paulo Antonio Kucher, com planejamento é possível tirar o projeto da casa própria do papel.
Economia
Kucher explica que o conjunto de fatores em 2020 criou uma janela de oportunidades que permanece em 2021. Porém, apenas esse contexto não é suficiente para a compra de uma casa “é preciso colocar as contas na ponta do lápis e poupar para dar esse passo”, afirma.
E 2020 também foi sinônimo de economia. De acordo com dados do Banco Central do Brasil (BC), o número de depósitos em poupança foi o maior da história. O acontecimento foi intitulado pelo BC como “poupança precaucional”. “Isso demonstra que é possível reduzir despesas e economizar. Além disso, os juros para o financiamento de imóveis estão animadores, oscilando de 5% a 9%”, explica o especialista.
Mercado curitibano
De acordo com dados de 2020 da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), Curitiba está entre as três melhores cidades do país para se investir em imóveis. Segundo os dados, as condições em todo o Brasil estão vantajosas, mas na capital paranaense ainda mais.
O vice-presidente comercial da LYX Engenharia afirma que essa é uma oportunidade para quem mora na região, tem disponibilidade de recursos e busca um investimento seguro.