Itanhaém receberá R$ 715 mil do MPF para o projeto “Praia Viva Oceanos Limpos”
MEIO AMBIENTE – Recurso possibilitará a aquisição de veículo e reforma de uma ala do Centro de Educação Ambiental e de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, além da instalação de mais de 200 lixeiras na orla do município.
Itanhaém foi contemplada com um recurso de cerca de R$ 715 mil para aplicação no projeto “Praia Viva Oceanos Limpos”. O montante será repassado ao município, em conta específica, pelo Ministério Público Federal, que aplicou multas a empresas da região que causaram danos ambientais ao oceano. Outras cidades litorâneas também serão atendidas com este recurso.
O projeto “Praia Viva, Oceanos Limpos”, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está subdividido em quatro atividades: O “Educando para a praia e o oceano” terá a instalação de mais de 200 lixeiras circulares de madeira plástica ao longo da orla no município, com um grande trabalho de conscientização e informação. A segunda etapa denominada, “Educando com a Limpeza de Rios e Mangues”, prevê a reforma de uma ala do CEA (Centro de Educação Ambiental e de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém), que será a sede do projeto, além de aquisição de barcos de alumínio, motores de popa e de um veículo do tipo pick-up para a utilização da Secretaria. Ainda neste segundo plano, está previsto também a compra de mobiliário e equipamentos de informática, além de insumos para o trabalho de conscientização ambiental. Nesta fase, está prevista a limpeza dos mangues e margens dos rios, com amplo trabalho de conscientização das comunidades ribeirinhas.
Os outros dois pontos do projeto, Abordagem para Educar e Educando o Turista e o Pescador, consistem na aquisição de equipamentos, bem como a instalação de mais lixeiras e amplo trabalho voltado às áreas de pesca. Serão realizadas abordagens às embarcações de passeio e pesca além das marinas, visando conscientização sobre o cuidado com o Meio Ambiente.
Segundo o Secretário Cesar Ferreira, “Todo o processo de compra dos equipamentos e insumos ainda será licitado, ai então iniciaremos todo o trabalho”, informa. Todas as ações deverão ser realizadas ao longo de 18 meses, podendo ser prorrogadas. A contra partida da Prefeitura será a gestão, custeio e execução do projeto.