Vale do Ribeira recebe Festival Sabor de São Paulo
Gratuito e aberto ao público, evento reúne no dia 22, em Registro, produtores e restaurantes que integram as regiões turísticas Lagamar, Caminhos e Cavernas da Mata Atlântica
A terceira viagem da segunda temporada do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia paulista, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, tem início no dia 16, apresentando para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo os principais atrativos da região. Entre eles restaurantes, cervejaria, cachaçaria, produtores de palmito, de chá, de ostra e de derivados de banana da Rota Gastronômica Vale do Ribeira, composta pelas regiões turísticas Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar. Na sexta-feira (21), profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop de capacitação, no Espaço do Escritório Regional de Governo, em Registro, onde serão abordados temas como turismo gastronômico, segurança alimentar, turismo rural, entre outros. Uma aula-show da madrinha desta rota, a chef Morena Leite, encerra a tarde.
Entre os produtores presentes no Festival, no sábado (22), está a Cachaçaria J. Rios, da cidade de Cananéia, com suas cachaças infusionadas com cataia, planta típica da região, além de goiaba, banana e outros ingredientes. Da cidade de Iporanga, o Vale do Pupunha, sede da Palmitolândia, apresenta o vegetal in natura e itens curiosos, como uma cerveja feita de pupunha, assim como o Palmito da Fazenda, de Registro. Da mesma cidade, o Sítio Shimada apresenta chás orgânicos e a Beta Hops Brewing revela sabores especiais de cervejas. O Rancho Sertanejo, de Juquiá, comercializa o café plantado, torrado e moído em sua propriedade, além de docinhos artesanais. A Cooperafloresta, de Barra do Turvo, mostra diferentes iguarias feitas de banana e o Açaí Space, de Ilha Comprida, leva ao festival seu açaí.
Na ala de restaurantes, o Na Canoa, comandado pelo chef Patrick San, em Cananéia, revela receitas de inspiração oriental. A chef Silvana Amorim, do Manjuba & Cia, em Ilha Comprida, é especialista no peixinho frito, que dá nome ao lugar. Também participam do festival, a Innsbruck Cervejaria e o Craibeira Cozinha Bar, ambos da cidade de Eldorado.
Sobre o programa Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em dez diferentes Rotas Gastronômicas distribuídas por regiões do interior e litoral, os caminhos percorridos por diversos alimentos artesanais, do campo à mesa do consumidor. O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e novembro de 2024 foram visitadas 35 regiões turísticas que integram 13 Rotas Gastronômicas pelo Sabor de São Paulo. Ao todo, 6.110 pessoas participaram dos festivais regionais e 1.170 estiveram presentes em capacitações de produtores, profissionais da gastronomia e do turismo de 301 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.
Serviço:
Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Data: 22 de fevereiro
Horário: das 11h às 17h
Local: Espaço do Escritório Regional de Governo – Av. Wild José de Souza456 – Registro
Entrada gratuita