Parceria promove empoderamento feminino e desenvolvimento esportivo em Itariri e Pedro de Toledo
Objetivo é inspirar meninas a acreditarem no próprio potencial, por meio do esporte, e criar oportunidades para crianças e adolescentes
A Mempodera, organização social que oferece aulas de Wrestling e inglês para crianças e adolescentes de forma gratuita, anuncia uma parceria com a Neoenergia e o Instituto Neoenergia para expandir suas atividades em Itariri e Pedro de Toledo, localizadas entre o litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira. A parceria aconteceu graças ao edital de incentivo ao esporte Jogando Juntas, com o objetivo de atender regiões com baixa presença de projetos sociais, criando oportunidades transformadoras para crianças e adolescentes, especialmente meninas.
O Jogando Juntas é um edital do Instituto Neoenergia que apoia projetos esportivos femininos liderados por organizações da sociedade civil (OSCs), no qual em 2024 foram destinados cerca de R$ 3,26 milhões, provenientes da Lei Federal do Esporte e a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Com a chegada às cidades, a Mempodera busca promover o acesso ao esporte e fortalecer vínculos comunitários e inspirar meninas a acreditarem no próprio potencial.
“O suporte da Neoenergia é essencial para a implementação do projeto. Essa parceria vai nos ajudar a chegar até o poder público e às escolas locais, além de criar uma ponte com as famílias. Esses contatos nos deram acesso rápido às áreas de interesse comum, permitindo que começássemos a transformar vidas desde o início”, ressalta Aline Silva, fundadora da Mempodera.
Ao atuar em áreas com baixa diversidade de projetos assistenciais, a Mempodera amplia o desenvolvimento comunitário e conscientiza sobre direitos e deveres. Atualmente, a organização atende mais de 200 crianças e adolescentes em cinco espaços onde ocorrem as atividades, sendo dois em São Luís (MA), um em Cubatão (SP) e estes novos espaços em Itariri e Pedro de Toledo. “Trabalhar em Itariri e Pedro de Toledo representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de levar nossa mensagem a locais que, muitas vezes, carecem de ações como as nossas. Queremos mostrar que as meninas podem sonhar grande e conquistar o que desejarem. E contar com o apoio de uma marca como a Neoenergia, reforça a força do esporte como ferramenta de transformação”, acrescenta Aline.
Incentivo ao esporte feminino
Reconhecida como uma das principais incentivadoras do esporte feminino no Brasil, a Neoenergia apoia iniciativas como as seleções brasileiras femininas de futebol e o Brasileirão Feminino Neoenergia. Além disso, patrocina o Time Neoenergia, formado por atletas de destaque em diversas modalidades, incluindo nomes como Bia Souza, Antonia Silva, Celine Bispo, Ana Marcela, Tota Magalhães, Bruna Kajiya e Mirelle Leite.
A parceria com a Mempodera é mais um passo para fortalecer a inclusão social, a equidade de gênero e o impacto positivo em comunidades carentes. “A parceria com a Mempodera reafirma o compromisso do Instituto Neoenergia em fomentar iniciativas que promovam inclusão social e equidade de gênero, elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Reconhecemos o esporte como uma ferramenta transformadora, capaz de criar oportunidades e fortalecer a confiança, especialmente, de meninas e adolescentes. Este projeto evidencia a força das ações colaborativas em gerar impactos positivos e duradouros nas comunidades onde atuamos, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável”, acrescentou Renata Chagas, Diretora Presidente do Instituto Neoenergia.
Sobre a Mempodera
A Mempodera é uma organização que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninos e meninas de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2018. O projeto busca a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Atuando em Cubatão (SP) e São Luís (MA), mais de 750 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas.
Sobre o Instituto Neoenergia
Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2023, beneficiou quase 350 mil pessoas.
Sobre a Neoenergia
Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.A Neoenergia possui 4,3 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.