Baixada Santista

Caminho de Santa Maria, em Santos (SP), inaugura novo centro comunitário com apoio do Instituto Elos no dia 19 de outubro

O projeto buscou seguir o legado da comunidade, que ocupa o morro Nova Cintra II há três décadas e é conhecida por sua luta ao direito à moradia. O objetivo foi alcançado após negociações com a Prefeitura.

Mais do que uma obra física, um espaço de promoção de direitos e memória coletiva. É o que procuravam os moradores ao sonhar, por mais de uma década, por um centro comunitário para Caminho de Santa Maria, bairro da cidade de Santos/SP. No próximo dia 19 de outubro, a inauguração do espaço concretiza um período intenso de mobilização, que contou com o assessoramento técnico do Instituto Elos, organização focada no desenvolvimento comunitário de territórios e instituições.

O projeto do Instituto Elos no Caminho Santa Maria buscou seguir o legado da comunidade, que ocupa o território há três décadas, no morro Nova Cintra II, e é conhecida por sua luta ao direito à moradia, que resultou na conquista da escritura das casas das 64 famílias da região no ano de 2021. O objetivo foi alcançado após negociações com a Prefeitura de Santos, sob a liderança da Presidente da Associação Paulinha Ramos, já falecida. 

“Durante todo o tempo que atuamos com a comunidade de Santa Maria, observamos que há um grande zelo pelo legado da luta dos que conseguiram os primeiros direitos do território. A inauguração do centro comunitário é uma forma de materializar que o território é formado por famílias unidas e interessadas em se apropriar das políticas públicas, pois reconhecem na participação cidadã um caminho para garantir um debate popular e plural sobre o direito à cidade”, celebra a co-fundadora e diretora de projetos do Instituto Elos, Natasha Gabriel.    

Legado de um projeto internacional e sistêmico 

O projeto do centro comunitário para o Caminho Santa Maria integra o Eixo Territórios, programa do Instituto Elos dedicado à incubação e aceleração de processos de desenvolvimento comunitário e territorial na Baixada Santista. A equipe tem como referência os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os ODSs, e fazem uso de metodologias inovadoras de participação social e protagonismo comunitário, desenvolvidas pelo Instituto Elos durante suas três décadas de atuação. 

Mas o plano para colocar o centro comunitário de pé começou em 2023, a partir de outro programa do Instituto Elos: o Guerreiros Sem Armas, formação internacional de lideranças que buscam aprender ferramentas para a implementação de projetos de impacto social, em diversas circunstâncias. Durante a etapa presencial, que acontece na Baixada Santista, o time de lideranças que se inscrevem no projeto se dividem em equipes em territórios selecionados para promover desafios, que incentivam o uso prático das ferramentas que são apresentadas durante o curso.

Na edição de 2023, o Caminho de Santa Maria foi um dos territórios que recebeu os guerreiros. Na ocasião, a comunidade manifestou o desejo de ter uma horta comunitária, que acabou sendo iniciada após um mutirão de três dias em que moradores e participantes do projeto atuaram lado a lado. 

Mas a parceria com a comunidade não terminou com o GSA: se os participantes voltaram para a casa, a equipe do Elos que atua com o Eixo Territórios passou a acompanhar a comunidade do Caminho de Santa Maria durante um ano, o que resultou na criação do plano estratégico para a construção do Centro Comunitário.

Além de garantir a criação do espaço, o assessoramento técnico do Elos também promoveu encontros para pensar no desenvolvimento dos moradores enquanto comunidade articuladora por direitos. Foram realizadas parcerias com universidades, poder público e outras organizações que, nos meses seguintes, contribuíram para que as famílias se apropriassem de temas como combate à insegurança alimentar, políticas de salvaguarda para crianças e adolescentes e acesso à avaliação de políticas públicas.

É um ciclo de trabalho que, Natasha Gabriel destaca, promove a perspectiva do Instituto Elos de promover grandes mudanças estruturais por meio do fortalecimento local das comunidades. 

“Foi uma forma de trabalhar a transformação de forma sistêmica. Ao mesmo tempo em que a comunidade nos ajudou a formar pessoas de diversas regiões do mundo, retribuímos com a junção de forças para que as famílias não conquistassem apenas o centro comunitário,mas a autonomia necessária para que continuem influenciando nas políticas públicas da cidade”, explica Natasha.


SERVIÇO: 

Inauguração do Centro Comunitário

Dia 19/10 às 14 horas. 

Rua Manuel Garcia Vilarinho (Antiga Rua Um, S/N), Caminho Santa Maria, Santos/SP.

SOBRE O INSTITUTO ELOS
Instituto Elos é uma organização santista referência mundial em Tecnologias Sociais e metodologias para formação de lideranças e transformação social. Alinhado com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, contribui para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Com atuação de impacto desde 1999, teve sua metodologia disseminada em mais de 50 países, formou mais de 3 mil lideranças e alcançou mais de 500 mil pessoas em pouco mais de 990 comunidades no mundo. As formações unem teoria e prática por meio de cursos, jogos sociais e vivências. A organização atua para conectar e articular os diferentes setores da sociedade em torno de objetivos comuns de desenvolvimento social, garantia de direitos e  acesso à políticas públicas. Por seu trabalho, o Instituto Elos foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em cinco edições da premiação. E foi premiado pela Fundação Banco do Brasil pela tecnologia Jogo Oasis na categoria Política Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *