Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas lança Editais para programas de Difusão Cultural
Pasta anuncia, também, novidades para outros programas culturais que serão realizados ao longo de 2024
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte, acaba de lançar quatro editais para programas de difusão cultural, com o objetivo de fomentar, valorizar e difundir as atividades e ações artístico-culturais desenvolvidas pelos municípios paulistas. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de setembro de 2024.
Os editais, voltados aos municípios e instituições do estado, são para inscrição nos programas Difusão Cult SP (novo nome do ATM – Atendimento Técnico aos Municípios), Circuito Cult SP, Apoio a Festivais e + Orgulho, com execução até o dia 31 de dezembro de 2024.
No programa Difusão CultSP, que atendeu 534 municípios em 2023, serão priorizados os 111 municípios não atendidos no último ano, para que a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas leve cultura para todos os 645 municípios do estado de São Paulo.
“Os programas de difusão têm como principal objetivo valorizar a cultura produzida em nosso estado, tendo como orientação a vocação de cada município. Além disso, eles promovem o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de público, e a movimentação de toda uma cadeia envolvida na economia criativa”, pontua Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Este investimento da Secretaria se soma ao aporte de recursos em outros programas e equipamentos administrados pela instituição, totalizando mais de R$ 45 milhões, o que representa um aumento de mais de 30% em relação aos investimentos feitos no ano passado. O valor será destinado às mais variadas linguagens culturais, como música, teatro, dança e circo, incluindo também moda e games.
Sobre os editais:
Os editais para os programas Difusão Cult SP, Circuito Cult SP, Apoio a Festivais e + Orgulho contam com novo sistema de inscrição, com processo totalmente digitalizado: documentação, assinatura e emissão de relatórios. Abaixo, mais detalhes sobre cada um deles:
Difusão Cult SP (novo nome do ATM – Atendimento Técnico aos Municípios)
Atenderá 465 municípios
Investimento de R$ 9,3 milhões (R$ 20 mil por município)
Abrange todas as linguagens culturais, incluindo moda e games, de acordo com a preferência do município
Concede apoio cultural a festas, celebrações, feiras e demais eventos culturais, que promovam a valorização e o desenvolvimento da cultura local, de identidades regionais e/ou da história dos municípios do estado de São Paulo
Apoio se dá por meio de cachê artístico e/ou estrutura
Circuito Cult SP
Atenderá 70 municípios
Investimento de R$ 5,4 milhões (R$ 60 mil por município)
Atua na difusão cultural descentralizada pelo estado de São Paulo, por meio da realização de atividades artístico-culturais, com profissionais de comprovada relevância no cenário cultural
Apoio se dá por meio de cachê artístico (incluindo transporte e hospedagem) e/ou material de comunicação/divulgação complementar
Apoio a Festivais
Atenderá 32 festivais
Investimento de R$ 3,2 milhões (R$ 100 mil por festival)
Preferencialmente atendendo dois municípios por região administrativa
Concede apoio a festivais que promovam amplo conjunto de ações de difusão artístico-cultural para público diverso, desenvolvimento cultural e ativação da economia criativa regional, de no mínimo doisdias de duração
Apoio se dá por meio de cachê artístico, cachê de curadoria ou de comissão julgadora, licenciamento de conteúdo para exibição durante o evento e premiações para concursos
+ Orgulho
Atenderá 35 instituições (no ano passado foram 30)
Investimento de R$ 1,150 milhão (R$ 30 mil por instituição)
Concede apoio a paradas do orgulho, festivais culturais e semanas da diversidade sexual, produzidas no interior, litoral e região metropolitana do estado, incentivando a produção cultural da população LGBTQIA+, a promoção dos direitos humanos e o fomento a uma cultura de paz
Novidades para 2024:
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo adianta também algumas novidades a respeito de outros programas que serão realizados ao longo do ano de 2024 por meio de sua parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte.
O Revelando SP, que receberá investimento de R$ 15 milhões, terá cinco edições
em 2024. O festival, maior programa de valorização da cultura tradicional paulista,
deve ter sua primeira edição em maio, em Barretos. Estão previstas, ainda, edições em Presidente Prudente (junho), São José dos Campos (julho), Iguape (agosto) e São Paulo (setembro).
O FÉstival, que celebra as manifestações culturais da fé cristã, tem previsão para três edições, com investimento total de R$3,5 milhões. A primeira edição do festival, que abrange diversas linguagens, como música, teatro e dança, deve acontecer em abril em Santa Bárbara D’Oeste. As demais edições estão sendo articuladas em Guaratinguetá e em São Paulo.
Teremos ainda o Circuito CultSP Play, que disponibiliza conteúdo audiovisual, gratuito, diverso e de qualidade, de produções musicais, teatrais, séries, documentários e filmes, para reprodução em cineclubes, escolas, TVs institucionais e comunitárias, organizações não governamentais e demais janelas de exibição que potencializem o acesso à cultura. O investimento no programa para 2024 é de R$1,188 milhões.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro de Araras e do Mundo do Circo, além de programas de difusão cultural, como o Revelando SP e o Circuito Cultural, entre
outros. A organização trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da APAA, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em 19 anos de atuação, a organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.