Praia Grande recebe conceito ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro
Estudo é realizado pelo Ministério do Turismo
Praia Grande é referência turística e um dos destinos mais procurados do Brasil na alta temporada de verão. Por final de semana, são mais de 300 mil visitantes. O que mais impressiona é que a Cidade registra picos de 1,5 milhão de turistas, como no período do Réveillon. A Prefeitura tem realizado diversas obras e ações ao longo dos últimos anos com o objetivo de melhorar a infraestrutura da Cidade. Como resultado dessas benfeitorias, o Município acaba de receber o conceito ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro. O estudo é desenvolvido pelo Ministério do Turismo para o período 2019-2021.
“Esse salto no Mapa do Turismo Brasileiro comprova a excelência do trabalho que é desenvolvido em Praia Grande relacionado ao turismo. Tudo isso é fruto de um trabalho em conjunto entre várias secretarias e setores da Prefeitura. Temos como meta levar diversão de qualidade e com segurança para moradores e turistas”, comentou o secretário de Cultura e Turismo praia-grandense, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho.
Para chegar a esta posição de destaque dentro do estudo, Praia Grande cumpriu algumas diretrizes. A Cidade conta com o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) atuante e orçamento próprio destinado ao setor. Outro destaque é que o Município possui prestadores de serviços turísticos inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
A classificação no Mapa do Turismo funciona como um importante instrumento que acompanha o desempenho das economias turísticas locais e subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo. “Praia Grande tem trabalhado para fomentar uma grade de eventos ao longo de todos os meses do ano. A Cidade tem grandes atrações, como, por exemplo, o Estação Verão, a Vila Junina, Festejos de Iemanjá, Festa da Tainha, Praia Games, Encenação da Paixão de Cristo. A comunidade participa da organização e realização desses eventos. Outro destaque é que essas atrações movimentam a economia local”, analisou o secretário.
Outro fator favorável é que a Cidade possui pontos turísticos de tirar o fôlego, como a Área de Lazer Ézio Dall’acqua, conhecida como Portinho, Fortaleza de Itaipu, Palácio das Artes, Boutique e Mercado de Peixes, Parque da Cidade, praças Duque de Caxias, da Paz, Portugal, Lions, além dos 23 quilômetros de orla da praia e dos cerca de 100 quilômetros de ciclovias. “Alguns pontos passaram, recentemente, por ampla revitalização, como o Portinho e o Parque da Cidade. Isso melhorou consideravelmente a infraestrutura para recepção das pessoas nesses espaços”, disse Dinho.
Leitos – O Município também conta com o maior complexo de colônias de férias da América Latina. São, aproximadamente, 10 mil leitos com estrutura adequada para atender turistas de todos os pontos do País.