Marcas apostam em UGC Creators para alcançar seus públicos
UGC é a sigla para “Conteúdo Gerado pelo Usuário” (User-Generated Content) que em tese é qualquer conteúdo gerado espontaneamente para as redes sociais. Já o UGC Creator é contratado para criar determinado conteúdo para uma marca.
Diariamente, milhares de usuários compartilham suas experiências com produtos e serviços de maneiras diversas. Independentemente do alcance de suas redes, esse tipo de conteúdo digital impacta e influencia uma variedade de públicos. Essa dinâmica cria oportunidades tanto para empresas quanto para criadores de conteúdo, como comentou Claudiane Carvalho Tzuif em sua coluna Pulse.
Segundo Carol Laf, @carol.laf, os UGC creators criam uma comunidade com os seus seguidores o que torna a comunicação mais próxima e aumenta o nível de confiabilidade em relação a opinião de uma celebridade, por exemplo, que complementa: “Quando uma comunidade tem acesso a um determinado criador de conteúdo, fica maís fácil para seus integrantes detectarem a veracidade de uma informação”
Carol Laf completa dizendo que “Ao colaborar com essas influencers, as marcas estabelecem conexões significativas com os consumidores, construindo relacionamentos duradouros que são a base para o sucesso a longo prazo”
As plataformas também se ajustaram aos nano e meso influenciadores. A partir de maio deste ano, o TikTok ampliou suas iniciativas de monetização, possibilitando que criadores de conteúdo brasileiros sejam remunerados em troca de suas visualizações. Para se qualificar para ganhar dinheiro na plataforma, é necessário ter pelo menos 10 mil seguidores e ter alcançado 100 mil visualizações em um mês, além de cumprir outros requisitos, como apresentar conteúdo original, conforme publicado pelo Estadão.