São Paulo encerra o ano com 71 milhões de agulhas para a vacinação contra o coronavírus
Saúde realizou pregões no último trimestre para garantir insumos para a imunização; novas compras devem totalizar 100 milhões de insumos
O Governo do Estado de São Paulo adquiriu neste ano 71 milhões de seringas e agulhas para aplicação da vacina contra Covid-19 durante a campanha prevista para começar em 25 de janeiro.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) dividiu as compras em 27 pregões, realizados entre 18 e 23 de dezembro, e o pregão previa a aquisição de unidades de seringas de 1 e de 3 ml e três tipos de agulhas.
A estratégia fracionada teve o objetivo de garantir estoques para aplicação de vacinas na população, de acordo com o cronograma e públicos prioritários previstos pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo. Os insumos serão entregues no decorrer do primeiro semestre do próximo ano. Em 2021, a pasta dará continuidade aos trâmites de aquisição para totalizar os 100 milhões de insumos.
O Governo de São Paulo já havia adquirido em outra compra, neste segundo semestre, 21 milhões de seringas e agulhas para as vacinações de rotina do ano, contando com uma reserva estratégica de 11 milhões para a imunização do novo coronavírus. Estes insumos já foram distribuídos para os 27 Grupos de Vigilância Epidemiológica localizados em todas as regiões.
“Estamos preparados para a vacinação contra Covid-19 com todo o planejamento logístico e de insumos. O nosso programa de imunização tem expertise de mais de cinco décadas, prezando sempre para a proteção e segurança da população, destacou Jean Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde.