Condesb e Agem deverão repassar dados técnicos para o Movimento Inova
Tema foi debatido durante reunião do Conselho, nesta terça (27)
O Movimento Inova – Região Metropolitana da Baixada Santista – foi lançado no último dia 20 de agosto. A iniciativa, que busca o desenvolvimento econômico, a retomada da geração de empregos e, consequentemente, a melhora na qualidade de vida da população, foi debatido durante a 225ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), nesta terça-feira (27). Como resultado dos trabalhos, o Condesb e a AGEM Agência Metropolitana da Baixada Santista deverão repassar dados e se integrar ao Inova.
A sugestão dessa integração partiu do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. O chefe do Executivo praia-grandense destacou que o Inova visa beneficiar todas as nove cidades da Região Metropolitana e é um movimento que não tem um viés partidário.
“Foi muito importante esse tema ter sido trazido para a reunião do Condesb. Será positiva essa incorporação da Agem ao Inova. As ferramentas e dados técnicos que a Agência conta serão fundamentais nesta primeira etapa do movimento, que busca fazer um diagnóstico regional”, analisou Mourão.
O prefeito de Praia Grande explicou ainda que o Inova agrega diversos setores, como sociedade civil organizada, empresários, classe política, sindicatos e instituições de educação de ensino superior e técnico. O movimento realizará estudo técnico sobre os seguintes segmentos econômicos da Região: turismo, logística, transportes, siderurgia, economia criativa, construção civil, mercado imobiliário, química, petroquímica e fertilizantes.
“É necessário saber detalhes da Região como quem somos, qual nossa vocação e reais oportunidades. O Condesb e a Agem assumindo seus papéis poderão ajudar a fomentar esta mudança. A Baixada Santista precisa aproveitar as janelas de oportunidades. O Governo do Estado está fechando negócios no exterior e que estão sendo implantados em outras regiões. Isso não pode mais acontecer. Já com todos os dados em mãos, em um segundo momento, vamos contatar o Estado para que estimule a atividade produtiva na nossa Região”, comentou o administrador Municipal de Praia Grande.
A diretora da Agem, Raquel Chini, participou da reunião do Condesb e confirmou que a Agência Metropolitana disponibilizará os dados para a equipe de técnicos do Inova. “É importante também que as cidades da Baixada Santista alimentem com seus dados os Sima (Sistema de Monitoramento e Avaliação). A moderna ferramenta tem em um único ambiente informações municipais, estaduais e federais. Desta forma, é possível realizar o acompanhamento das políticas públicas regionais”.