Cidade Total, em Praia Grande, começa dia 11 no Sítio do Campo
Ação múltipla para a solução de pequenas ocorrências percorrerá todos os bairros
O Sítio do Campo será o primeiro bairro a receber o programa Cidade Total – Ação Múltipla das Secretarias Municipais para a Solução de Pequenas Ocorrências.
No dia 11 de março, às 7 horas, no Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde (Rua José Bonifácio, s/nº, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo), será dado início à mega ação de que levará diversos serviços de cidadania, manutenção e soluções de demandas a todos os bairros da Cidade.
Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte.
Em reunião com o prefeito e os representantes das pastas, realizada nesta quarta-feira (27), foram definidos detalhes e apresentados os serviços que serão desenvolvidos. O chefe do Executivo Municipal destacou o impacto do programa na qualidade de vida da população, que verá de forma ainda mais intensa o trabalho da Administração Municipal em todas as áreas.
Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania, do gabinete do prefeito, realiza um raio x de cada bairro. “Este programa vai percorrer todos os bairros de Praia Grande. Serão em média 10 dias atuando em cada bairro solucionando os problemas. As secretarias estarão integradas e comprometidas em cumprir tudo que foi detectado. É um trabalho educativo, de conscientização e de soluções de muitos problemas”, explicou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.
Soluções – Entre os trabalhos que serão levados aos bairros estão:
Trânsito: atuação de 12 funcionários da Setran; notificações e recolhimento de veículos abandonados em vias públicas; melhoria nas sinalizações vertical e horizontal; intensificação da fiscalização de trânsito;
Meio Ambiente: campanha educativa e de conscientização sobre meio ambiente, funcionamento de Ecopontos e descarte correto de Resíduos da construção civil – RCC; plantio de árvores nos bairros;
Urbanismo: atuação de 6 equipes do Controle Urbano com 3 fiscais cada; orientação e fiscalização sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana; fiscalização, notificação e embargo de construções irregulares; fiscalização e notificação de terrenos sem muros; notificação de comércios irregulares; identificação/mapeamento de atividade de ferros velhos;
Obras: visitas técnicas para planejamento de combate em problemas de drenagem;
Saúde Pública: atuação de 50 agentes comunitários de saúde, de 40 agentes de endemias e das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); unidade do Consultório na Rua; trabalho de promoção da saúde; recadastramento de pacientes da Usafas;
Assistência Social: atuação dos profissionais do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social); atuação da equipe de abordagem à população de rua; informações e orientações sobre programas e serviços de Assistência Social no Município;
Transportes: manutenção e melhorias em pontos de parada de ônibus;
Serviços Urbanos: atuação de 350 funcionários, trabalhos manuais e com maquinários; eliminação do acúmulo de lixo e entulho; manutenção das bocas de lobo; manutenção de calçadas; manutenção e limpeza de canais; poda de árvores; nivelamento de vias /eliminação de buracos; eliminação e conscientização de pichações em muros; melhorias na iluminação pública; melhorias no emplacamento com nome de ruas; pintura da guia (meio fio).