Desaprovação de Lula atinge 57,4%, aponta Paraná Pesquisas
A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 57,4%, de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (23 de abril de 2025) pelo instituto Paraná Pesquisas. A aprovação está em 39,2%, enquanto 3,4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O estudo mostra uma tendência de queda na aprovação desde janeiro, quando 50,4% desaprovavam a gestão e 42% aprovavam. Ou seja, houve um aumento de 7 pontos percentuais na desaprovação e uma queda de quase 3 pontos na aprovação.
Na avaliação por desempenho, 36,7% classificam o governo como “péssimo” e 11,3% como “ruim”. Outros 24,4% consideram a gestão “regular”, 18,8% a avaliam como “boa” e 7,8% como “ótima”. Apenas 1% não soube ou preferiu não opinar.
A pesquisa ouviu 2.020 pessoas entre os dias 16 e 19 de abril, em 160 municípios dos 27 estados brasileiros. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
Bolsonaro vence Lula
O levantamento também indicou que, em um cenário eleitoral para 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula tanto no primeiro quanto no segundo turno, caso seja liberado para concorrer. Atualmente, Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).