Rio Santos Bossa Fest comemora os 65 anos da Bossa Nova com shows em Santos e no Rio
Fãs do gênero podem curtir as apresentações nos dias 25, 28 e 29 de janeiro em Santos, com entrada gratuita; nos dias 3 e 4 de fevereiro é a vez do Rio de Janeiro receber o festival, com ingressos disponíveis à venda.
Em comemoração aos 65 anos da Bossa Nova, o Rio Santos Bossa Fest realiza mais uma edição do festival com a presença de grandes artistas do gênero. O evento, que marca a 10º edição do festival, será realizado nos dias 25, 28 e 29 de janeiro, na cidade de Santos, com shows gratuitos; e em 03 e 04 de fevereiro no Rio de Janeiro (RJ), com ingressos à venda.
Serão três dias de apresentações com início em 25 de janeiro, instituído como Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova em Santos. Na data, irão se apresentar o Quarteto de Cordas Martins Fontes, o Quarteto do Rio e a cantora Letícia Caires, no Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico.
No sábado (28), o show fica por conta do Groovin’ Duo, que terá como convidado Washington Ciocci. Já no domingo (29), o evento é encerrado em Santos com a apresentação do Quarteto By Night. Os dois shows do final de semana serão realizados na Pinacoteca Benedicto Calixto, no bairro Boqueirão.
Bossa Nova, gênero que se reinventa
Gênero que conta com uma legião de fãs de todas as idades, a Bossa Nova chega aos seus 65 anos mais jovem que nunca, recebendo ingredientes de modernidade e, ao mesmo tempo, preservando sua essência e originalidade.
“A Bossa Nova é música do presente, ela não parou no tempo. Continua se atualizando nas novas gerações, tanto de músicos quanto de ouvintes. Seja pura ou difundida entre outros estilos musicais, ela é muito apreciada por um grande público”, comenta o curador artístico e produtor do evento, Cássio Laranja.
Nascida no Rio de Janeiro, a Bossa Nova é um estilo musical 100% brasileiro, que sempre cultivou centros criativos para compositores em Santos. A canção ‘Chega de Saudade’, considerada símbolo da Bossa Nova, é o marco inicial do gênero. Escrita por Vinicius de Moraes e composta por Tom Jobim, a música foi gravada por João Gilberto em 1958.
Apresentações no Rio
No Rio de Janeiro o Rio Santos Bossa Fest será realizado na Praia do Leme nos dias 3 e 4 de fevereiro (sexta-feira e sábado), a partir das 21 horas. No primeiro dia, a apresentação fica por conta de Marcos Ariel Trio; já no sábado (4), o show é do Tico de Moraes Trio. A entrada é paga.
Rio Santos Bossa Fest
O Rio Santos Bossa Fest é realizado anualmente desde 2014 em comemoração ao Dia Nacional da Bossa Nova (25 de janeiro, aniversário de Tom Jobim) e também à Semana da Bossa Nova. A data também foi instituída por meio da Lei Municipal 2.972 de 14 de março de 2014 em Santos, fazendo parte do Calendário Oficial do Município e celebrada de 19 a 25 de janeiro.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Santos, do Instituto Arquivo e Memória de Santos, Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Embraps Serviços Terceirizados, Toledo Corretora de Seguros, Perfil Viagens, Bossa Café e Bistrô, Herval 33, Optima Network, Restaurante Dona Angola, Central de Fretes Receptivo, Associação dos Artistas, LongBSants e do Gávea Beach Club – Taverna del Mar. A realização é da Rádio Digital Jazz.
Confira a programação completa do festival:
25/01 (Quarta-feira)
18 horas – Quarteto de Cordas Martins Fontes
19 horas – Quarteto do Rio
20h30 – Letícia Caires
Local: Outeiro de Santa Catarina – Centro Histórico de Santos – Santos (SP)
28/01 (Sábado)
19 horas – Groovin’ Duo convida Washington Ciocci
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Boqueirão – Santos (SP)
29/01 (Domingo)
19 horas – Quarteto By Night
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Boqueirão – Santos (SP)
03/02 (sexta-feira)
21 horas – Marcos Ariel Trio
Local: Taverna Del Mar, Praia do Leme – Rio de Janeiro (RJ)
04/02 (sábado)
21 horas – Tico de Moraes Trio
Local: Local: Taverna Del Mar, Praia do Leme – Rio de Janeiro (RJ)