Praia Grande investe recursos próprios para zerar filas de exames
A Prefeitura de Praia Grande segue realizando importantes investimentos na área da Saúde. Uma nova etapa da Ação Integrada de consultas e exames de média e alta complexidade teve início na última semana na Cidade. Os atendimentos na moderna estrutura montada em três containers denominada ‘Saúde para Todos’ buscam diminuir as filas de espera e zerar a demanda reprimida que em muitos casos é de exames de responsabilidade dos governos Estadual e Federal.
O moderno equipamento está sediado no Espaço Alvorada, no Bairro Quietude, ao lado do Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues (Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº). A estrutura conta com consultórios totalmente aparelhados e até um centro cirúrgico para procedimentos mais complexos. Os espaços são projetados para dar o máximo de conforto possível para os profissionais que atuam no local e os pacientes que são atendidos.
No total, são 56 procedimentos entre consultas especializadas e exames que podem ser efetuados na estrutura. Destaque para ultrassonografia, tomografia, endoscopia, colonoscopia, mamografia, ressonância magnética, audiometria, além de testes ortopédicos e de visão, entre outros.
O ‘Saúde para Todos’ em Praia Grande faz parte do investimento de R$ 4 milhões que a Prefeitura está fazendo ao longo das etapas da Ação Integrada de consultas e exames de média e alta complexidade. O equipamento permanecerá na Cidade por seis meses de acordo com as diretrizes do chamamento público realizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade para o credenciamento de Serviços Técnicos Especializados.
“A Cidade tem como meta realizar milhares de consultas e exames e, desta forma, beneficiar pessoas que aguardam para efetuar esses procedimentos. Praia Grande tem ido além de seus deveres para dar resolutividade a questões deixadas em aberto por conta da falta de atuação de outras esferas”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.
Os exames que estão sendo realizados são voltados aos pacientes já cadastrados e que têm sua solicitação médica inserida no sistema pelas unidades de saúde do Município. A Sesap faz o contato com este munícipe e agenda o exame no ‘Saúde para Todos’’. No dia marcado, o paciente já deixa o local com o resultado do procedimento em mãos.
O titular da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, destacou que a moderna estrutura foi aprovada por todos os órgãos reguladores da área da saúde e dispõe de uma série de certificações. “Este tipo de equipamento atende as reais necessidades do Município. Trata-se de uma tendência no País a utilização dessas unidades móveis. O mais importante é que a Cidade está se empenhando em oferecer um atendimento de qualidade para os munícipes”.
O secretário comentou ainda que é importante explicar para a população que muitos desses exames já são realizados e que contam com prestadores de serviços credenciados. “Nesses casos, a Sesap está ampliando a oferta desses procedimentos, isso porque ocorreu um aumento da demanda”.
Queda – De acordo com a Sesap, na Cidade, somente no 2º quadrimestre de 2018, os exames realizados pelo Estado tiveram uma queda de, aproximadamente, 13% em relação ao mesmo período de 2017. Já nas consultas, a diminuição é ainda mais expressiva. São 26,5% a menos consultas médicas realizadas pelo governo estadual, o que acarreta em um aumento das filas de espera. “Por conta desta redução a Prefeitura de Praia Grande, com recursos próprios, atende às necessidades da população”, disse Suckow.
Sucesso – Nos últimos meses Praia Grande teve uma experiência positiva nesse modelo de atuação com este tipo de estrutura para serviços na área da Saúde. Foram beneficiadas cerca de 2 mil pessoas no mutirão de cirurgia de catarata na unidade móvel de oftalmologia, que ficou sediada no estacionamento do Hospital Municipal Irmã Dulce.
Absenteísmo – Um grave problema que a Sesap vem enfrentando há alguns anos é o alto índice de absenteísmo em consultas e exames. O secretário de Saúde pede à população que será agendada para os procedimentos no ‘Saúde para Todos’ que não deixe de comparecer na data e horário marcados. “Desta forma, o munícipe não tira a vez de outra pessoa que também está precisando. Temos procurado conscientizar as pessoas que essas faltas atrapalham todo fluxo de trabalho, além do desperdício de recursos municipais”.
Plano Municipal – As ações fazem parte também das metas do Plano Municipal de Saúde Pública 2018-2021, que prevê as principais prioridades na área para os próximos anos.