Em dois anos, Itanhaém repõe 400 lixeiras por conta da ação de vândalos
Durante o período do Carnaval a situação se agrava; é preciso a colaboração dos munícipes para preservar e denunciar.
A Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização está substituindo 200 lixeiras danificadas por ações de vândalos por novas, a mesma quantidade realizada no Verão do ano passado. Durante o período de Carnaval a situação se agrava. As trocas começaram na semana passada na Orla e no Centro Histórico, mas também serão destinadas à Praia dos Sonhos, Praia dos Pescadores, Belas Artes e Suarão.
‘É preciso a colaboração dos munícipes para ajudar a preservar e denunciar caso presencie alguma ação de vandalismo”, afirma o secretário da pasta Vinícius Camba. Para isso, podem ligar para o telefone 153, da Guarda Civil Municipal, 156, Departamento de Trânsito ou 190 da Polícia Militar. “A responsabilidade e o prejuízo é de todos. Então, não deixe de denunciar”.
É importante que a população se conscientize sobre os cuidados com os equipamentos públicos, pois a verba que está sendo direcionada para a compra de novas lixeiras poderia estar sendo destinada a outra melhoria.
Além disso, ao longo dos anos, monumentos históricos precisaram ser restaurados devido a pichações, e prédios públicos reformados após sofrerem atos de vandalismos. A campanha “Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la” reforça o trabalho de conscientização sobre os cuidados com as estátuas e os equipamentos públicos.
A Prefeitura alerta que o ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime.