Baixada Santista

Encenação da Fundação da Vila de São Vicente resgata a história e promove inclusão em 2025

Este ano a aposta é na inclusão e na inovação, proporcionando ao público uma vivência única e interativa

Entre os dias 19 e 22 de janeiro, a Nova Orla do Gonzaguinha, em São Vicente, será palco da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2025, evento que celebra a fundação da Primeira Cidade do Brasil e promete uma experiência única.

Este ano, o espetáculo, intitulado “Encenação 2025 – Você é a História de São Vicente”, não apenas reconta a chegada de Martim Afonso em 1532, mas, convida o público a mergulhar diretamente na história.

Com o objetivo de proporcionar uma vivência inédita, a edição traz como principal novidade a área imersiva, onde os visitantes poderão explorar bastidores, conhecer os figurinos e interagir diretamente com o elenco. O diretor José Luiz Morais destaca o caráter inovador do formato: “Queremos que o público sinta a emoção de fazer parte da história. Não estamos apenas contando o passado, mas, reconstruindo uma memória viva onde cada pessoa se torna um personagem ao pisar na areia.”

Além disso, a inclusão é uma das marcas desta edição. Entre os integrantes do elenco, dois artistas com necessidades especiais assumem papéis de destaque. Para Nathalia Bianca que participa pela segunda vez e viverá uma princesa da corte portuguesa, atuar na Encenação é mais do que um momento no palco: “É uma oportunidade para mostrar meu amor pelo teatro”.

Já Léo Dantas, que celebra sua 13ª participação, define o evento como um ato de cidadania. “Eu nasci aqui, e, para mim, a Encenação não é só teatro, eu vejo como minha própria identidade.”, afirmou o artista, que este ano interpreta um mordomo da corte de Dom João III.

A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é uma das maiores representações culturais a céu aberto do Brasil, recontando, por meio de teatro, música e dança, a chegada de Martim Afonso de Souza e a fundação da Primeira Cidade do Brasil, em 1532. Com cerca de uma hora de duração, a peça utiliza uma arena montada na Praia do Gonzaguinha para transportar o público ao século XVI, revivendo os desafios, as tradições e os encontros culturais que marcaram a criação da vila.

A Encenação é também, uma homenagem à dedicação e ao espírito coletivo que tornam o evento possível. José Luiz Morais ressalta o papel fundamental de cada pessoa envolvida:

“Esse espetáculo, nessa edição, é uma homenagem aos trabalhadores que levantam essa estrutura, esses trabalhadores que vêm dos seus empregos pra poder trabalhar com a gente aqui. Porque isso aqui é um grande trabalho, é uma ação voluntária que eles fazem, mas acaba sendo um momento de mergulhar na história, entrar nesse túnel do tempo e se ver e participar como se estivesse em 1532.”, afirma o diretor.
Entre tradição, inovação e o esforço conjunto de uma comunidade, o espetáculo leva história e emoção a todos que pisam na areia.

A 42ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é realizada pelo Instituto Adesaf e pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura. Conta com apoio da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e da Secretaria de Estado do Turismo e Viagens. Patrocínio: Sabesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *