Ultracargo divulga suas Metas ESG para 2030 e lança Painel de Indicadores
Compromissos estabelecidos integram plano estabelecido pelo Grupo Ultra para avançar em questões de sustentabilidade
A Ultracargo, maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, colocou no ar a sua central de indicadores que detalha as metas ESG pactuadas para 2025 e 2030. Os compromissos fazem parte do plano do Grupo Ultra, que estabelece metas para todo o conglomerado e para cada um dos negócios que o integra (Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo) com base em seus desafios e potenciais.
As metas traçadas estão alinhadas a seis temas materiais: Saúde e Segurança; Governança e Integridade; Operações Ecoeficientes; Responsabilidade com a Comunidade; Cadeia de Valor; e Cultura Inclusiva e Diversidade. Nos últimos anos, a empresa vem realizando importantes ações em todos estes campos. Entre as temáticas que estão mais avançadas, estão operações ecoeficientes e responsabilidade com a comunidade.
“A Ultracargo tem uma vocação importante para contribuir com a transição energética. Já utilizamos 100% de energia renovável certificada desde 2021 e estamos investindo cada vez mais em soluções logísticas para atender o segmento de biocombustíveis, que acreditamos ser essencial quando falamos no futuro do Brasil em uma economia de baixo carbono. Temos projetos para contribuir com o desenvolvimento do modal ferroviário que, além de ser mais eficiente, reduz as emissões de gases do efeito estufa em relação ao modelo rodoviário, e desenvolvemos um sistema de operações que está trazendo eficiência e produtividade aos terminais, o que se traduz em sustentabilidade e geração de valor para os nossos clientes”, afirma o presidente da Ultracargo, Décio Amaral.
Com relação à responsabilidade com a comunidade, a Ultracargo realizou um diagnóstico social nas regiões próximas aos seus terminais para identificar de que forma poderia contribuir para o desenvolvimento destas localidades. A partir dele, estabeleceu a educação como o pilar prioritário, o que levou ao apoio de projetos de reforço escolar, capacitação de professores, esporte e cursos gratuitos de formação operacional.
Em Barcarena, no Pará, onde está localizado o terminal de Vila do Conde, e no entorno do terminal de Aratu, na Bahia, já realizou o Programa de Formação Operacional, destinado a residentes das comunidades do entorno, em especial mulheres, que poderão fazer parte das operações da Ultracargo ou de outras empresas na localidade.
Em São Luís, no Maranhão, onde fica localizado o terminal do Itaqui, a Ultracargo realiza um projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna que capacita professores da rede municipal para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, favorecendo a aprendizagem e preparando os estudantes para a vida adulta.
Em Ipojuca, em Pernambuco, no entorno do terminal de Suape, a empresa iniciou, no final de 2022, uma parceria com a Associação Cactus, que prepara alunos da rede pública para participarem de Olimpíadas de Matemática, melhorando a capacidade cognitiva e a autoestima dos estudantes.
Já em Santos, onde está localizado o maior terminal da Ultracargo, a empresa apoia, por meio da lei de incentivo ao Esporte, o projeto Integrar Arte e Vida, que oferece atividades de contraturno para alunos de duas escolas da Vila Alemoa.
A central de indicadores será atualizada trimestralmente, trazendo mais transparência para o andamento dos compromissos públicos e permitindo que os stakeholders da companhia acompanhem a evolução dos seus principais indicadores. O painel pode ser acessado no endereço https://www.ultracargo.com.br/sustentabilidade/central-de-indicadores/ .
Conheça as metas da Ultracargo:
TEMAS MATERIAIS | METAS ULTRACARGO | 2025 | 2030 |
Governança e Integridade | Garantir 100% dos fornecedores críticos com práticas de excelência em ESG unid.: percentual | Generativo | Generativo |
Saúde e Segurança | Reduzir a Taxa de acidentes pessoais com afastamento (LTIR) para 0,3 até 2025 e manter até 2030 unid.: acidentes / HHT * 1 milhão | 0,3 | 0,3 |
Reduzir a Taxa de incidentes de segurança de processo (PSE) Tiers 1 e 2 para 0,3 até 2025 e manter até 2030 unid.: acidentes / HHT * 1 milhão | 0,3 | 0,3 | |
Garantir que nossos colaboradores sejam atendidos em programas de saúde e qualidade de vida. | |||
Operações Ecoeficientes | Reduzir em 80% as emissões de escopo 1 (diretas) até 2030 unid.: tonelada de CO2e | – | 2.143,0 |
Manter o uso de 100% de energia elétrica renovável e certificada unid.: percentual | 100% | 100% | |
Aterro zero: não destinar resíduos perigosos e não perigosos para aterro, por meio de soluções mais sustentáveis unid.: percentual (exceto para resíduos regulados por legislação que obriga a destinação para aterros) | 10% | 0 | |
Zerar os vazamentos com risco de contaminação de solo e água unid.: percentual | 0 | 0 | |
Cadeia de Valor | Garantir 100% dos fornecedores críticos com práticas de excelência em ESG unid.: percentual | – | 100% |
Garantir 100% dos fornecedores estejam aderentes à política de fornecimento responsável unid.: percentual | – | 100% | |
Garantir 100% dos nossos clientes tenham práticas sociais, ambientais e de governança consistentes unid.: percentual | 70% | 100% | |
Cultura Inclusiva e Diversidade | Mulheres e pessoas negras em cargos de liderança (gerência, gerência executiva e diretoria) | 35% | 50% |
Mulheres em cargos nas Operações (exclui gerência) | 30% | =>30% | |
Garantir um ambiente inclusivo que seja reconhecido em pesquisas internas. | |||
Responsabilidade com a Comunidade | Investir em iniciativas e parcerias que promovam educação de qualidade e geração de emprego e renda em comunidades do entorno das operações. |