Início das aplicações de multas dos radares de Praia Grande é adiado
Período educativo dos equipamentos será estendido
Buscando a redução do número de acidentes de trânsito, especialmente de ocorrências com vítimas fatais, Praia Grande tem realizado nos últimos anos diversas ações educativas, de engenharia viária e de fiscalização. E uma delas é a reinstalação de lombadas eletrônicas (Bairros Canto do Forte, Aviação, Ocian e Nova Mirim) e a implantação de um novo radar (na Avenida Ayrton Senna, Bairro Xixová), todos visando o controle de velocidade. O funcionamento efetivo dos equipamentos, que estava marcado para acontecer no próximo sábado (16), será adiado. A previsão é que comecem a funcionar no mês de março.
Os dispositivos já estão funcionando desde o último dia 5 somente em caráter educativo. Os arredores dos locais receberam faixas informando que, apesar de ligados, os radares e lombadas eletrônicas não estariam aplicando multas. Ainda assim, entre os dias 5 e 14 de fevereiro, foram registradas 11.956 irregularidades. Estes condutores receberão cartas educativas, informando sobre o excesso de velocidade cometido.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, a busca pela redução de acidentes na Cidade é constante e tem mostrado bons resultados. “Em 2017 foram 57 mortes no trânsito. Já no ano passado, 50 casos. Ainda assim, os equipamentos de controle de velocidade serão essenciais neste trabalho, uma vez que a alta velocidade está diretamente relacionada à gravidade das ocorrências”.
Marcelo Prado destacou ainda que as autuações reais devem acontecer nos próximos dias, provavelmente no mês de março. “Como a intenção da Administração Municipal não é a de arrecadação, mas sim a de redução de acidentes, optamos por estender o período educativo. Vamos analisar os resultados na próxima semana, terminar algumas sinalizações e, só então, divulgaremos amplamente a nova data de início de aplicação de multas. Dessa forma, as pessoas vão se acostumar gradativamente aos novos equipamentos”.
Lombadas eletrônicas – No total, são 10 lombadas, em 5 pontos diferentes (uma em cada faixa de rolamento), nos seguintes pontos: Avenida Marechal Mallet, entre os números 980 e 1078, Bairro Canto do Forte; Avenida Presidente Kennedy, 4540 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Aviação; Avenida Presidente Kennedy, 7490 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Ocian; Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Rua Michel Alca, Bairro Ocian; e Avenida Ministro Marcos Freire, na altura da Rua José Bestileiro Lopes, Bairro Nova Mirim.
Nestes locais, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. Ao passar no trecho, painéis mostrarão a velocidade atual do veículo com base nos dados fornecidos por sensores no solo. Os trechos já contaram com equipamentos semelhantes, entre os anos de 2010 a 2015.
Radar – Já a Avenida Ayrton Senna, entre os Viadutos do Sol e Álvaro dos Santos, na altura da Rua Paulo Sérgio Garcia, recebeu um radar de velocidade, sem painel fixo. Os equipamentos estão instalados nos dois sentidos de rolamento (Praia Grande/São Vicente e São Vicente/Praia Grande). No trecho, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Esta será a primeira vez que a via receberá um dispositivo de controle de velocidade.
Sinalização – Toda a sinalização viária vertical (placas de sinalização e orientação sobre os dispositivos) nos arredores dos equipamentos foi instalada nesta sexta-feira (15) e nos próximos dias as legendas de solo devem ser colocadas nos trechos de radares da Avenida Ayrton Senna. As multas que serão aplicadas em caso de irregularidades seguirão normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 146/2003 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Segundo a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Michele Rezende de Mesquita, os locais que estão recebendo novamente as lombadas eletrônicas tem como características principais o grande fluxo de pedestres, veículos e bicicletas. “Nestes locais, a utilização da lombada eletrônica é o ideal, por se tratar de um equipamento de grande visibilidade e sinalização própria”.
Mesquita comentou também sobre a necessidade de um equipamento eletrônico de fiscalização na Ayrton Senna. “É uma das principais vias da Cidade, que recebe um fluxo muito grande de veículos que seguem para o Litoral Sul. Depois de levantamentos feitos pela Setran, constatamos que este tipo de dispositivo seria o mais adequado ao local para evitarmos acidentes e, principalmente, mortes no trânsito”.