Rumo e Investeendo transformam a educação de 800 jovens em Cubatão (SP)
Projeto “Nos Trilhos da Educação” oferece capacitação para as comunidades sobre temas como gestão financeira e segurança ferroviária
A Rumo, maior operadora de ferrovias do país, uniu-se à Investeendo, empresa especializada em responsabilidade social por meio de educação financeira e empreendedora, para realizar o projeto “Nos Trilhos da Educação”. A iniciativa, que começou em maio deste ano em escolas públicas, tem transformado a vida de aproximadamente 800 jovens de Cubatão (SP).
O projeto consiste em criar mini versões da concessionária Rumo, que é gerenciada por equipes de alunos por meio de um jogo de tabuleiro gamificado. A dinâmica utiliza elementos como desafios, metas, pontuações e recompensas para engajar os participantes. Simulando a vida real, os jovens se dividem em funções e montam estratégias para alavancar o negócio da companhia. Entre os temas abordados, estão: segurança ferroviária, gestão de pessoas, trabalho em equipe e gestão financeira.
A competição está agora na fase final e ocorrerá no dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, no Senai de Cubatão. O evento contará com a participação de Luitha Miraglia, apresentadora do Shark Tank Brasil, programa de fomento ao empreendedorismo no qual os participantes apresentam suas ideias de negócios a uma banca de investidores para levantar capital. Durante o evento, as equipes dos alunos terão a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos com visão empreendedora e criativa e, em seguida, receberão o feedback de especialistas.
A Rumo, como patrocinadora do projeto, já premiou as equipes que passaram das primeiras fases com viagens ao parque de diversões Hopi Hari; ao zoológico de São Paulo e também ao parque aquático da capital paulista. Agora, a companhia vai premiar os finalistas com bicicletas para aqueles que ficarem em 1º lugar; e jogos de tabuleiro temático para aqueles que ficarem na 2ª posição. Além disso, como surpresa especial, o aluno destaque do projeto – que pode ou não fazer parte de uma das equipes vencedoras – será premiado com um celular.
Para Silvia Azuma, Gerente de Performance Social da Rumo, o projeto “Nos Trilhos da Educação” reforça o compromisso da Rumo em transformar a realidade de crianças e adolescentes por meio da educação, e ajudou a promover um aprendizado inovador com oportunidades que vão além da sala de aula.
“Ao desenvolver competências que são necessárias para o futuro das próximas gerações, o nosso projeto deixa um legado social positivo aos estudantes. Nesse sentido, a utilização da gamificação torna o conteúdo compreensível por crianças e adolescentes de todas as idades, garantindo o pleno aprendizado sobre os temas propostos”, afirma.
De acordo com o CEO da Investeendo, Sam Adam Hoffmann, em conjunto com a Rumo, foi possível levar uma abordagem didática para os estudantes aprenderem na prática sobre gestão de recursos, empreendedorismo, segurança ferroviária e sustentabilidade.
“Nesse projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de serem donos de uma mini versão da Rumo, comprar trens, contratar maquinistas, fazer entregas de grãos e muito mais. Além disso, eles vivenciaram situações de gerenciamento de crises, algo que quanto mais cedo eles souberem lidar, melhor será para suas formações profissionais”, afirma Hoffmann.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.