Operação ambiental em Bertioga interrompe comércio ilegal de madeira e intensifica patrulhamentos
A ação integra um conjunto de fiscalizações ambientais que o DOA realiza regularmente
Na segunda-feira (11), o Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga, em ação de patrulhamento de rotina, interrompeu atividades de comércio ilegal de madeiras. Durante a operação, agentes do DOA constataram que as madeiras apreendidas, incluindo sobras, seriam destinadas para uso em fogão a lenha em um estabelecimento localizado no bairro Chácaras.
A ação integra um conjunto de fiscalizações ambientais que o DOA realiza regularmente em áreas de preservação ambiental (APPs), áreas embargadas, áreas públicas e áreas congeladas por lei, com o objetivo de coibir construções e ocupações irregulares, bem como o transporte ilegal de materiais para construção civil e resíduos sólidos. Os patrulhamentos foram realizados nos bairros de Guaratuba, Boraceia, Jardim Raphael, Rio da Praia e Bairro Chácaras.
Além disso, os agentes do DOA realizam fiscalizações noturnas ao longo de toda a orla da praia, desde o Centro até Boraceia. O objetivo é prevenir e cessar possíveis práticas de crimes ambientais no município.
Fiscalização Ambiental
Com patrulhamentos diurnos e noturnos, o DOA atua diariamente para prevenir infrações ambientais e conta com plantão 24 horas para atender a ocorrências e denúncias da população. Todas as ações seguem o Código Ambiental de Bertioga (Lei 294/88) e as orientações do Ministério Público, reafirmando o compromisso do órgão com a proteção e preservação ambiental.
Para denúncias de atividades suspeitas, a população pode entrar em contato com a Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) pelo telefone 153.