SP pra Toda Obra: áreas de descanso para caminhoneiros somam quase R$ 60 mi em investimentos
Investimento que integra as ações do maior programa de modernização e melhorias do sistema rodoviário da história do estado
Com investimento total de R$ 58,8 milhões, a concessionária Eixo SP está concluindo a construção de nove Áreas de Descanso para Caminhoneiros (ADCs) ao longo do trecho rodoviário administrado, sob a supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A entrega das instalações está prevista para o primeiro semestre deste ano, com avanço significativo nas obras, que já atingiram entre 85,5% e 97,7% de execução.
Os apoios estão estrategicamente instalados às margens de rodovias nos municípios paulistas de Santa Maria da Serra, Martinópolis, Flórida Paulista, Iacri, Garça, Itirapina, Itapuí e Brotas. O objetivo é oferecer condições seguras para que os motoristas possam descansar e cumprir a Lei dos Caminhoneiros, que exige uma pausa de 11 horas ininterruptas a cada 24 horas.
As ADCs têm área construída superior a 20 mil metros quadrados, conforme preconiza o contrato de concessão, e contam com infraestrutura completa, como banheiros, chuveiros, vestiários masculino e feminino, refeitório e lavanderia. Para a segurança dos usuários, haverá portaria 24 horas para entrada e saída dos veículos, com espaço totalmente iluminado e monitoramento por câmeras.
As áreas interna e externa terão conexão Wi-Fi, a exemplo do que já é oferecido nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária. Os serviços exclusivos para os caminhoneiros, como estacionamento, refeitório, vestiário e sala de descanso, serão gratuitos por até 12h de permanência no local.
De acordo com Robinson Avila, diretor de Engenharia da Eixo SP, a implantação e a operação de áreas de descanso atendem às necessidades dos caminhoneiros de forma mais ampla e eficiente. “Esses apoios desempenham um papel importante para segurança desses profissionais essenciais, bem como ao tráfego nas rodovias”, destaca.
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Juntas, as nove ADCs terão capacidade para atender 450 caminhoneiros por dia. Embora as estruturas sigam o mesmo padrão de atendimento, garantindo serviços uniformes aos usuários, poderão ocorrer variações em aspectos operacionais e complementares, dependendo da localização e da demanda específica de cada unidade.
Confira a localização dos apoios, número de vagas oferecidas e a evolução de cada obra:
- ADC 01 – Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) km 220+950, sentido oeste, em Santa Maria da Serra – 40 vagas de estacionamento – 85,5% da obra concluída
- ADC 02 – Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284) km 544+700, sentido leste, Martinópolis – 40 vagas – 97,5% concluída
- ADC 03 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) km 609+390, sentido oeste, Flórida Paulista – 40 vagas – 93,7% concluída
- ADC 04 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) km 543+890, sentido oeste, Iacri – 40 vagas – 96% concluída
- ADC 05 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) km 390+540, sentido leste, Garça – 40 vagas – 97,7% concluída
- ADC 06 – Rodovia Washington Luís (SP-310) km 205+400, sentido norte, Itirapina – 70 vagas – 93,2% concluída
- ADC 07 – Rodovia Washington Luís (SP-310) km 203+280, sentido sul, Itirapina – 70 vagas – 93,5% concluída
- ADC 08 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225) km 197+260, sentido leste, Itapuí – 70 vagas – 93,7% concluída
- ADC 09 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225) km 140+510, sentido oeste, Brotas – 40 vagas – 92,7% concluída
SP pra Toda Obra
Com o novo programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais — públicas e concedidas —, além de estradas vicinais. Este é o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e a iniciar, em rodovias públicas e concedidas.
A iniciativa, que deve ser ampliada, contempla 22,3 mil quilômetros — o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1,5 mil obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do Estado.
O impacto no mercado de trabalho também é expressivo: cerca de 250 mil empregos — um número superior à população de cidades médias do interior, como Araçatuba, que tem cerca de 200 mil habitantes. Além disso, o programa beneficia 8 em cada 10 municípios paulistas e alcança mais de 540 cidades.