Capacitação foca ações para reduzir a falta em consultas e exames
Todas as Usafas de Praia Grande contam com sistema informatizado
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande tem trabalhado para reduzir o absenteísmo em consultas e exames nas Especialidades Médicas. Um dos destaques fica por conta do sistema informatizado utilizado em todas as 27 unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade. Como parte destas ações, a pasta realizou uma capacitação para diretores de unidades, corpo técnico, recepcionistas e agentes comunitários de saúde no sábado (9), no anfiteatro do Hospital Irmã Dulce.
O encontro foi organizado pelos departamentos de Atenção Básica e o de Informação em Saúde da Sesap. Durante a ação os técnicos aproveitaram para reforçar as ferramentas que são disponibilizadas pelo sistema e que podem ser utilizadas, além das diretrizes adotadas nos fluxos regulatórios.
“O objetivo principal é atingir o paciente para redução do absenteísmo. Com estes encontros melhoramos a comunicação e o fluxo de informações da Sesap. Na prática, quando a Usafa comunicar o paciente sobre o procedimento agendado e ele não tiver condições de comparecer, a própria unidade terá condições de conversar com a equipe da Regulação de forma mais ágil para encaixar outro paciente”, explicou o diretor do Departamento de Informação em Saúde da Sesap, João Carlos Calheiros de Melo.
Os participantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas. Experiências vividas no dia a dia com os pacientes também foram divididas. “Essa troca de informações é muito importante para o aperfeiçoamento do processo. Recebemos sugestões dos profissionais que são colocadas em prática em algumas unidades e que podem ser desenvolvidas em toda a rede. A ideia é fazer novos encontros deste tipo”, comentou Melo.
A diretora da Usafa Maracanã, Mariana Galvão, explicou que no decorrer da semana, por conta do grande volume de serviços que são prestados nas unidades, são poucos os momentos em que os integrantes da equipe conseguem se reunir para debater novas alternativas e ações para melhorar o atendimento. “Como todas as Usafas estão informatizadas, era preciso, de fato, arredondar algumas informações e padronizar o agendamento. Acredito que esse encontro terá impacto positivo”.
Quem também deixou a capacitação motivada foi a recepcionista da Usafa Samambaia, Carla Salgado. A servidora elogiou a iniciativa e propôs novos eventos como este. “Achei interessante porque esclarecemos dúvidas. Sugestões também foram dadas pelos profissionais. O problema de uma unidade acaba sendo sentido em outras. Espero que outras capacitações como esta possam ocorrer”.
Educação continuada – Ao longo dos últimos anos, a Sesap tem investido cada vez mais no desenvolvimento de projetos voltados ao aperfeiçoamento profissional dos servidores e, desta forma, incentivado a educação continuada na área.