DERSA abre canal de denúncias para coibir práticas de corrupção
Iniciativa tem o objetivo de proteger o patrimônio e reforçar a transparência do Governo do Estado de São Paulo
A partir desta terça-feira (12), a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, passa a oferecer ao público um canal exclusivo para o envio de denúncias de práticas de corrupção, fraudes, atos ilícitos, irregularidades, assédio e outras infrações ao Código de Conduta e Integridade da Companhia.
A iniciativa tem o objetivo de proteger o patrimônio e reforçar a transparência do Governo do Estado. Vale destacar que a nova ferramenta proporcionará à DERSA um instrumento efetivo para conhecimento, diagnóstico e atuação de forma rápida, transparente e objetiva sobre eventuais vulnerabilidades.
Para enviar uma denúncia, o cidadão deve entrar no site Canal Íntegro ou clicar no banner da página principal do portal da DERSA. Se preferir, a denúncia poder ser feita pelo telefone 0800 878 9037. O denunciante poderá acompanhar em sigilo absoluto a acusação com um número de protocolo no endereço eletrônico.
Anonimato
O anonimato é garantido, qualquer que seja a conclusão da denúncia. A ferramenta, seja por internet ou por telefone, jamais identifica o número de IPs (Internet Protocol) ou de linhas telefônicas que originaram os registros.
O sistema digital é administrado pela Iaux Brasil Assessoria Empresarial Ltda, empresa independente de assessoria em Governança, Gestão de Riscos e Compliance. Independentemente do meio em que o relato foi feito, as informações armazenadas ficam em um ambiente externo seguro e não podem ser acessadas indevidamente, alteradas ou apagadas, o que garante o recebimento e o encaminhamento integral do conteúdo da denúncia.
Depois de enviada, a acusação será encaminhada ao Comitê de Ética da DERSA, constituído conforme a legislação. A função do grupo é receber, investigar, avaliar e julgar a veracidade dos fatos. O último passo é enviar a sanção proposta para a Diretoria Colegiada da empresa, a quem compete a eventual aplicação de punição.
A novidade reforça o compromisso da nova gestão da DERSA com uma verdadeira política de compliance, voltado totalmente para a ética corporativa pública e a qualidade do trabalho prestado à população.
O Canal Íntegro está disponível, 24 horas por dia e sete dias por semana, no endereço eletrônico ou pelo telefone 0800 878 9037, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para outros assuntos, como reclamações, sugestões e elogios, a Ouvidoria da DERSA está disponível no número 0800 72 66 300, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.