Delivery de combustível está prestes a ser regulamentado no Brasil
Pandemia impulsionou serviços de entrega e apps devem incentivar a concorrência
Imagine solicitar, por meio do celular, o abastecimento do seu carro sem sair de casa ou do trabalho e sem precisar ter contato com o vendedor. Pode parecer improvável, mas já é realidade em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra e deve se espalhar em breve pelo Brasil. A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) prepara o novo marco regulatório do mercado de combustíveis que deve modificar a forma como os produtos são vendidos no país.
Uma das principais inovações é a autorização para postos realizarem o serviço de entrega por meio de veículos adaptados. Esse modelo funcionou no Rio de Janeiro por meio da empresa Gofit. Inicialmente, o foco era a entrega em marinas, para abastecer barcos, lanchas e jet-skis, mas a meta é ampliar o mercado para todos os consumidores assim que houver regulamentação. “Antes, o proprietário desse tipo de veículo era obrigado a se arriscar, transportando combustível em galões, o que também é proibido. A tecnologia vem para somar e oferecer mais comodidade ao brasileiro”, afirma o advogado Robson Couto, especializado no mercado varejista de combustíveis.
O serviço, que funciona 24 horas por meio de aplicativo para celulares, ficou conhecido como o ‘Uber dos combustíveis’. Após realizar o cadastro, o app informa a disponibilidade dos caminhões para, então, a compra ser efetivada. O caminhão vai até o consumidor, que nem precisa sair de casa ou ter contato com atendentes para realizar o pagamento.
A entrega é feita por caminhonetes com um tanque adaptado para armazenar gasolina e etanol, com capacidade de transporte de até dois mil litros. “A regulamentação da ANP estabelece uma série de normas para garantir a segurança da operação. O texto já passou pela fase de audiências públicas e os interessados já enviaram sugestões de alteração. Agora a agência analisa se adota ou não as sugestões do setor antes da finalização para implementação da nova regulamentação”, acrescenta o especialista.
Realidade nos EUA desde 2015, o delivery de combustível está em fase de expansão também no Canadá e Inglaterra. A pandemia tornou o mercado fértil para todo e qualquer serviço de entrega. E teve reflexos também no Brasil, que, segundo levantamento da Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, foi responsável por quase metade dos números do delivery (48,77%) na América Latina em 2020.
Nesse cenário o app para entrega de combustível ganha força. Nos EUA, por exemplo, várias companhias do Vale do Silício como PayPal, UPS, Facebook, Cisco, IBM e FedEx utilizaram os apps para abastecer os carros de seus empregados.