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Piloto Celso Neto estreia com pódio em competição nos EUA

Vencedor da bolsa de diversidade da Internacional Motor Sports Association (IMSA, entidade que organiza corridas de automobilismo), o piloto brasileiro Celso Neto, de 20 anos, já iniciou a temporada 2025 nos Estados Unidos. Entre os dias 22 e 24 de janeiro, ele conquistou o terceiro lugar na corrida de quatro horas de Daytona Beach, na Flórida.

A competição que Neto disputa, chamada de IMSA Michelin Pilot Challenge, possui uma base de fãs mundial, com transmissões em mais de 190 países. O brasileiro está na categoria TCR, correndo com um Audi RS3 LMS pela equipe LA Precision.

“A primeira prova foi uma experiência incrível, mas também muito desafiadora. Fiz um stint [tempo que alguém fica na pista sem parar] de duas horas e meia, que foi extremamente cansativo, tanto fisicamente quanto mentalmente”, disse Neto, a respeito da corrida de Daytona Beach.

“A necessidade de gerenciar o desgaste dos pneus, realizar três paradas nos boxes e fazer a troca de piloto no final da prova torna essa corrida bem diferente do que estou acostumado nas corridas sprint”, complementou.

Neto afirma que dividir o carro em uma prova de longa duração exige uma mentalidade diferente. Segundo ele, é fundamental entregar o veículo em boas condições para o companheiro de equipe. Se o piloto for muito agressivo e desgastar o equipamento cedo, não haverá um carro competitivo para disputar posições no final da prova. 

“O Audi RS3 LMS TCR é extremamente dinâmico e desafiador de pilotar. Ele tem muita potência e exige cautela na retomada de aceleração para evitar desgaste excessivo dos pneus. O sistema de frenagem também é muito eficiente, o que exige confiança para extrair o máximo do carro, especialmente considerando o papel da aerodinâmica”, diz o piloto natural de Salvador (BA).

Além disso, continua Neto, há uma responsabilidade enorme de evitar erros, tanto em relargadas quanto nas paradas de box, pois qualquer falha pode comprometer a corrida. A troca de pilotos é um momento crítico e precisa ser executada com precisão.

“O pódio na corrida de quatro horas foi um marco histórico, pois foi o primeiro pódio conquistado por um piloto que venceu a bolsa de diversidade da IMSA na Michelin Pilot Challenge. Isso não foi apenas importante para mim e minha equipe, mas também para o programa como um todo, mostrando que o investimento no desenvolvimento de novos talentos está gerando resultados concretos”, celebrou Neto.

Agora, o foco de Neto está na próxima corrida, que será em Sebring, também na Flórida, entre os dias 12 e 15 de março. O piloto se diz otimista: “Aprendemos bastante sobre gerenciamento de pneu em corridas de longa duração, que hoje é um dos fatores mais importantes para nosso desempenho. Além disso, as próximas pistas são mais conhecidas para nós. Sebring, por exemplo, é praticamente uma pista ‘de casa’, e isso nos dá mais confiança”.

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