Baixada Santista

Pacote de revitalizações dá cara nova a patrimônios turísticos de São Vicente

Obras da Praça da Bíblia, Rua Japão e Biquinha compõem grande projeto de potencialização do eixo centro-praia

São Vicente é composta por riquezas naturais e experiências inigualáveis. Mais do que isso, a Primeira Cidade do Brasil tem em sua reserva natural grande potencial de geração de renda, emprego e turismo. Buscando alavancar isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem atravessado de ‘ponta a ponta’ a região centro-praia, revitalizando os principais cartões-postais do Município, através do programa ‘São Vicente de Cara Nova’.

Praça da Bíblia

Com vista indescritível para o mar, que apenas os olhos são capazes de decifrar, a Praça da Bíblia está prestes a ser entregue. Situado na Avenida Newton Prado (Japuí), à beira-mar, o local terá área de contemplação, acessibilidade, monumentos religiosos e descrições de passagens bíblicas, tornando-se um grande acervo para celebrações e manifestações de fé. 

Em estágio avançado, as obras alcançaram mais de 80% de conclusão, com previsão de término até o final deste ano. A Avenida Newton Prado também está sendo adaptada, com nova pavimentação e adequações para melhorar o tráfego de acesso ao local e estacionamento.

Rua Japão

Patrimônio cultural e turístico do Município, a Rua Japão (Parque Bitaru) é um ponto de celebração às conexões brasileiras com os irmãos orientais. Dividida em três fases, a revitalização do local busca valorizar essa ligação e atrair cada vez mais o turismo. As fases 2 e 3 avançam com a remodelação do calçadão, novas guias e sarjetas e a restauração do jardim japonês, que conterá uma praça com área de contemplação, playground e equipamentos para a prática de skate. Por fim, o ponto turístico ganhará uma nova quadra, completamente revitalizada.

A fase 1 foi concluída no primeiro semestre, com entrega realizada no mês de junho. Na ocasião, as intervenções contemplaram a restauração do portal de entrada, valorização urbanística, remodelação do passeio público, novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e academia ao ar livre.

Biquinha

Tradicional acervo de memórias e marca registrada na vida de cada vicentino, a famosa ‘Biquinha dos Doces’ vai voltar às suas origens. Com área de lazer e vista para a orla, novo paisagismo, iluminação, jardim e quiosques de doces e de artesanato, a nova Praça da Biquinha busca resgatar o vínculo do morador e do turista com um dos principais cartões-postais da Primeira do Brasil.

A revitalização da Biquinha e da Avenida Getúlio Vargas já se encontram em estágio de avanço, com serviços preliminares e demolições para as remodelações. Esse investimento também contemplará a reurbanização do Deck dos Pescadores. 

Futuro – São Vicente olha para o hoje sem deixar de pensar no amanhã. O programa ‘São Vicente de Cara Nova’ é um dos principais pilares em prol do desenvolvimento da Cidade planejando seus 500 anos. Com isso, as melhorias não se limitam às obras em andamento. Já estão garantidos os recursos e projetos para reurbanização do Deck dos Pescadores e melhorias na Praça 22 de Janeiro, que integrados à Nova Orla do Gonzaguinha e às novas atrações com serviços em andamento, irão compor uma das regiões turísticas mais lindas do Brasil. 

“O turismo é um dos nossos carros chefes. Herdamos uma cidade triste, sem desenvolvimento, parada no tempo. Hoje, olhamos para a Orla do Gonzaguinha e nos deparamos com um local lindo, à altura do que São Vicente merece. Você anda mais um pouquinho, percebe que a Ponte Pênsil está mais bonita, a Praça da Biquinha em breve também estará. Isso traz esperança, sensação de pertencimento e identidade”, ressalta o prefeito Kayo Amado. 

O programa São Vicente de Cara Nova tem como finalidade conectar turismo, entretenimento e consumo, alavancando o desenvolvimento econômico e resgatando o orgulho das raízes vicentinas. A iniciativa já resultou na construção do Parque da Juventude (Itararé), Boulevard Martim Afonso (Centro) e novas coberturas e calçadas do centro comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *