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Microfranquia, com investimento de apenas R$ 33 mil, quer transformar a vida das pessoas com empreendedorismo e ensino da língua inglesa

IP School – Inglês Particular trabalha exclusivamente com aulas particulares, presenciais ou online; metodologia baseada na Programação Neurolinguística e valorização das necessidades de cada aluno. Desta forma, dispensa-se material didático obrigatório – o aluno não paga livros

Com o intuito de mudar a vida das pessoas pelo empreendedorismo e o ensino do idioma inglês, está crescendo a rede IP School – Inglês Particular, que tem 13 escolas, sendo três delas físicas e dez digitais, com microfranqueados que investiram R$ 33 mil em um negócio próprio.

A ideologia da franqueadora vai ao encontro com os objetivos de César Augusto Basso Júnior, de 27 anos, que acaba de se tornar um franqueado e inaugura a unidade do Alto do Ipiranga, em São Paulo (SP). “Eu não pensava em investir em um negócio próprio neste momento, mas as coisas aconteceram como tinham que ser. Eu estava estudando na IP School e as aulas foram transformadoras para mim. E é isso que eu quero: poder ajudar as pessoas de alguma maneira e mudar a vida delas com o meu trabalho”, afirma Júnior.

Antes de se tornar um franqueado, ele atuou em um banco, depois foi trabalhar com o pai no ramo de eventos e até o mês passado era programador de software em uma empresa. Foi este último emprego, inclusive, que o fez buscar pelas aulas de inglês particular, já que a linguagem de programação é toda neste idioma.

Na IP School da Pompeia, reencontrou um amigo de infância, Fabio Ferreira, que é sócio na franqueadora. Por lá, eles retomaram a amizade e começaram a conversar sobre a possibilidade de Júnior investir em uma escola da marca. “Eu fiquei durante seis meses estudando na escola dele e, nesse período, nós trocamos muita figurinha sobre o assunto. Em um momento, decidi estudar sobre a franquia e achei uma ótima ideia. Era totalmente viável para mim, eu tenho a opção de ter uma escola online e consigo trabalhar de casa, e outros segmentos não me interessariam agora. Então, uni o útil ao agradável, porque eu tinha um dinheiro para investir”, conta o novo franqueado. Na microfranquia, Júnior investiu R$ 33 mil, já com taxa de franquia inclusa, e já está operando.

A ideia da IP School é a de repetir o sucesso de seus franqueados na Baixada Santista, região que é um de seus focos de expansão, especialmente em cidades como Santos e Praia Grande. “Temos mapeados muitos locais com bom potencial para nossos serviços e sabemos que as franquias alcançarão bons resultados nesses municípios”, diz Rauel Araruna, sócio-franqueador.

Inglês particular ‘and burn the books’

O mercado de franquias de ensino de idiomas funciona mais ou menos assim: as franqueadoras são editoras de livros, que vendem ao franqueado à vista, enquanto os franqueados vendem os livros aos alunos a prazo e cobram deles também uma mensalidade pelas aulas. Assim, é lucrativo manter aquele aluno por anos em cursos, para que eles comprem mais e mais livros e paguem mais mensalidades. “Não é à toa que o Brasil é o país com o maior número de escolas de idiomas e o menor número de pessoas fluentes em inglês: apenas 1% da população. Vender livros é, portanto, um grande negócio”, diz Márcio Cafezeiro, sócio-franqueador da IP School.

A IP School nasceu com uma proposta bem diferente: os alunos têm aulas particulares, que podem ser ministradas pessoalmente ou online. A metodologia é exclusiva e baseada na Programação Neurolinguística*, com método fonético, suporte gradual, mapeamento dos objetivos do aluno, de sua proficiência atual e de seu perfil para o desenvolvimento de um plano de aprendizado. “Temos aulas personalizadas, bem como o conteúdo, de forma que o aluno realmente aprenda. Rompemos barreiras porque respeitamos as dificuldades apresentadas pelo aluno, bem como sua história e seu aprendizado anterior”, explica Cafezeiro, responsável pela área pedagógica da marca.

A IP School – Inglês Particular não trabalha com livros e oferece materiais gratuitos aos alunos. “Todas as atividades de apoio são ofertadas gratuitamente aos alunos e não temos livros. Aliás, nosso método é baseado no conceito ‘burn the books’, no bom sentido, claro, porque acreditamos que os livros tradicionais de ensino de inglês apenas prendem o aluno comercialmente a uma marca”, explica o especialista.

Ensino personalizado

Na IP School – Inglês Particular, os trainers (professores) são livres para ensinar de forma personalizada. Conforme o mapeamento das características dos alunos, eles criam as aulas, de forma a respeitar os gostos pessoais, a vivência, as experiências e a individualidade do aluno. Assim, desenha-se o conteúdo e a abordagem.

Há, por exemplo, um professor que faz bastante sucesso com adolescentes, ao lhes ofertar aulas com videogame, nas quais joga com os alunos, desenvolvendo o conteúdo das aulas enquanto eles se divertem. O mesmo professor já treinou em academia e fez compras com outros alunos, levando a campo conceitos aplicados durante as aulas. “Nada foi forçado por nós. O professor teve as ideias e combinou com os alunos a aplicação delas. Nós damos o suporte e eles interagem, como preferirem. É importante que os alunos sintam o idioma no cotidiano, na realidade, porque é justamente nesses momentos que mais precisarão conversar e os estamos preparando para a vida. É justamente o que desejamos: alunos fluentes em suas necessidades”, diz Cafezeiro.

Na metodologia da IP School – Inglês Particular, também não há problema de o aluno receber orientações em Português. “Sentimos que alguns alunos têm medo de entrar em uma aula, pela primeira vez, e ficarem perdidos, porque o professor fala com eles o tempo todo em inglês e eles nada entendem. Como nosso conteúdo é 100% personalizado, alunos iniciantes podem receber ensinamentos em Português, até estarem prontos para interagir o máximo possível em inglês. A ideia é que se desenvolvam e tenham segurança. Se impusermos menos regras rígidas, certamente eles se soltarão e aprenderão com mais desenvoltura”, acredita o profissional.

Diferenciais IP School

 – Aulas particulares online ou ao vivo, nas modalidades One by One (individuais), Team (grupos de até quatro pessoas, formados pelos próprios alunos, que se conhecem) e In Company (na empresa).

 – Baseado na Programação Neurolinguística

 – Método fonético

 – Suporte gradual

 – Mapeamento dos objetivos e da proficiência atual do aluno

 – Mapeamento do perfil do aluno

 – Desenvolvimento de um plano de aprendizado individualizado

 – Aulas personalizadas, que incluem o gosto pessoal do aluno

 – Flexibilidade de dias e horários das aulas

 – Ausência de turmas

 – Preparo para simulados, preparatórios e aplicação de Toeic, Toefl, Toefl FBT, ITP, Ielts e Cambridge.

*Programação Neurolinguística é uma metodologia que estuda o aprendizado comportamental, para entender como o cérebro trabalha com as informações e experiências. Assim, pretende, por meio de exercícios, reprogramar a mente para aprimorar todos os âmbitos da vida.

A franquia IP School – Inglês Particular

Criada em 2015, a IP School – Inglês Particular lançou, cinco anos depois, oficialmente, sua franquia para interessados em operar em cidades do estado de São Paulo.

Atualmente, marca possui 13 unidades (físicas e EAD) no estado de São Paulo. “Pretendemos totalizar 60 franquias em 2025”, contabiliza Rauel Araruna, sócio responsável pela Expansão.

A IP School – Inglês Particular oferece duas formatações de franquia. A microfranquia da marca requer investimento a partir de R$ 33 mil e oferece a oportunidade de o franqueado trabalhar com a franquia online, sem necessidade de instalações físicas. “Ele recebe o direito de explorar determinada região, com todo treinamento e suporte da franqueadora”, fala Araruna. Esse valor pode ser parcelado em três vezes, para facilitar ainda mais o investimento. O parcelamento é feito diretamente com a franqueadora.

Já a franquia física exige investimento a partir de R$ 149 mil, já com a taxa de franquia, capital de giro e instalações inclusas, para uma escola de 150 m2. O franqueado também atuará em uma localidade pré-definida, recebendo treinamento e suporte da franqueadora. A taxa de franquia, de R$ 30 mil, também pode ser parcelada em três vezes.

“Nossa intenção é a de mudar a vida das pessoas por meio do ensino do inglês. Queremos formar pessoas, capacitá-las para o que elas desejam, seja para uma nova oportunidade no trabalho, para utilizarem o idioma em uma viagem ou para realização pessoal. Não queremos que o aluno passe a vida estudando o idioma, mas tenha o aprendizado completo, em tempo hábil, de forma a sentir-se preparado e não desistir de estudar, porque é possível ser fluente. Não temos medo de que isso aconteça porque é justamente com esse objetivo que cresceremos e conquistaremos novos alunos”, finaliza Fábio Ferreira, sócio responsável pelas questões administrativas da IP School – Inglês Particular.

Perfil

Marca: IP School

Tipo de negócio: Ensino de inglês particular

Ano da fundação: 2015

Início da franquia no Brasil: 2018

Total de unidades no Brasil: 3 próprias e 10 franqueadas

Investimento inicial: Microfranquia: A partir de R$ 33 mil

(incluindo a taxa de franquia e capital de giro)

Física: A partir de R$ 149 mil (incluindo a taxa de

franquia, capital de giro e instalações)

Taxa de franquia: R$ 30 mil

Capital de giro: De R$ 1 mil a R$ 30 mil

Royalties: 5% do faturamento bruto

Taxa de publicidade: 1,5% do faturamento bruto

Área mínima: De 150 ma 600 m2

Nº de funcionários: De 1 a 3

Faturamento bruto: média de R$ 45 mil

Lucro líquido: 40%

Prazo de retorno: até 10 meses

Prazo de contrato: 5 anos

Apoio ao franqueado: Orientação na escolha do ponto comercial; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultoria técnica administrativa, financeira e operacional, software de gestão.

Telefone: (11) 2455-8476

E-mail: [email protected]

Site: www.ipschool.com.br

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