Univesp abrirá vestibular no segundo semestre de 2019
Serão oferecidas vagas em mais de 180 polos de diversas regiões do Estado; Licenciatura em Letras será um novo curso da instituição
O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Rodolfo Jardim de Azevedo anunciou nesse domingo, (31/03), que haverá o vestibular do 2º semestre da instituição. Serão ofertadas mais de 5 mil vagas em mais de 180 polos da capital, litoral e interior, o maior vestibular em extensão territorial. Serão oferecidas as Licenciaturas em Letras (novo curso), Matemática e Pedagogia. As inscrições serão abertas a partir de maio. O início das aulas está previsto para agosto.
Os cursos serão realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv
De acordo com Azevedo, o planejamento do vestibular foi realizado de forma criteriosa e levou em consideração a demanda dos municípios, vocação regional e número de habitantes. “O vestibular do 2º semestre de 2019 será o de maior alcance territorial. A atual gestão está pautada em garantir uma educação de qualidade. Com a nova reformulação da Univesp, a partir de 2020, a oferta de vestibular será gradativa e em todos os 330 polos. A intenção é que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes possam ter um polo. A Universidade ampliará o leque de cursos e haverá crescimento de forma planejada e organizada”, ressaltou.
Outra novidade para esse vestibular é reformulação da proposta educacional. Os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O aluno terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirma o presidente.
As informações completas do vestibular: período de inscrições, polos, cidades, endereços, taxas, isenções, cronograma com data de prova, chamadas e locais de provas, além da documentação necessária para inscrição e matrícula serão divulgadas oportunamente, no Manual do Candidato. Acompanhe as mídias e site da Univesp.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras (a partir do próximo semestre). Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.