Nanoprópolis é aliada nos cuidados com a saúde
Quem tem o hábito de consumir produtos naturais e fitoterápicos provavelmente já ouviu falar na própolis — ou até mesmo a utilizou. Trata-se de uma substância resinosa produzida pelas abelhas a partir de materiais coletados em plantas, como a seiva e botões florais, que são misturados com cera e enzimas presentes na saliva desses insetos.
Essa composição única serve como um “selante natural” nas colmeias, ajudando a fechar frestas, proteger contra invasores e impedir o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias.
O consumo da própolis também tem sido estudado para auxiliar no tratamento de diferentes tipos de câncer, como demonstra o projeto conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e financiado pelo Programa de Pesquisa Universal (Básica e Aplicada) da Fundação Araucária.
O grupo investiga o uso de um composto natural presente na própolis brasileira, o artepillin C, o qual, após isolado em laboratório e analisado em outros estudos, apresentou atividades anticâncer em células de diversos tipos da doença, como próstata, fígado, cólon, pulmão, renal, oral, cervical, gástrico e leucemia.
Para além da própolis, a Nanoprópolis, desenvolvida pela APISVIDA em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), atua em diversos tratamentos, pois o extrato é três vezes mais efetivo devido a nanotecnologia, potencializando os efeitos terapêuticos.
A Nanoprópolis é produzida a partir de dois tipos diferentes de extrato de própolis: o verde e o vermelho. Devido às suas origens botânicas, Alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) e Rabo-de-bugio (Dalbergia ecastophyllum) respectivamente, eles trazem diferentes tipos de benefícios para a saúde e bem-estar, sendo eles:
- Nanoprópolis verde: anti-inflamatório, antioxidante, imunomodulador, antiviral, antimicrobiano e cicatrizante.
- Nanoprópolis vermelha: anti-inflamatório, antibacteriano, imunomodulador, antifúngico e antitumoral.
De acordo com a nutricionista especialista em Nutrição Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), Marcela de Paula, a própolis é uma verdadeira aliada para a saúde, especialmente para fortalecer a imunidade.
“Rica em compostos bioativos como flavonoides e antioxidantes, a própolis ajuda o organismo a combater infecções e reduzir a inflamação. Além disso, tem ação antimicrobiana, que ajuda na proteção contra vírus, bactérias e fungos, sendo um ótimo aliado para prevenir gripes, resfriados, inflamações nas gengivas e cáries”, reforça a profissional, que é parceira da APISVIDA.
Marcela ressalta que a própolis, de fato, é uma aliada na saúde gastrointestinal também, ajudando na cicatrização de mucosas e protegendo o estômago contra problemas como a gastrite.
Para finalizar, Marcela alerta para o uso moderado, respeitando as dosagens indicadas e sempre seguindo as indicações de um profissional qualificado.
Para mais informações, basta acessar o site oficial da APISVIDA.