Carros: vitrificação pode aumentar durabilidade da pintura
Uma pesquisa recente revelou que cerca de sete a cada dez (74%) brasileiros se preocupam muito com a aparência de seus carros. Segundo o levantamento, conduzido pela 123Seguro e compartilhado pelo Terra, somente 23% dos entrevistados não dedicam cuidados estéticos aos automóveis, e apenas 3% não empregam esforços para manter o visual do veículo automotor em dia.
O Brasil possui uma frota formada por cerca de 121.836.610 de veículos, segundo os dados mais recentes do Ministério dos Transportes, referentes a julho deste ano. Destes, cerca de 62.586.804 são automóveis.
Thais Cristina Alves Fernandes, sócia-administradora da Carfil – oficina de funilaria e pintura localizada em Águas Claras, Brasília (DF) -, destaca que, em um panorama em que os brasileiros vêm valorizando cada vez mais a estética de seus automóveis, uma técnica vem ganhando destaque: a vitrificação.
Ela explica que a vitrificação de pintura, também conhecida como proteção cerâmica ou coating cerâmico, é um processo de aplicação de uma camada protetora sobre a pintura do veículo. “Essa camada é composta por partículas cerâmicas que, quando aplicadas, criam uma película extremamente dura e resistente”.
Segundo Fernandes, a principal função da vitrificação de pintura é a proteção. “A vitrificação ajuda a proteger a pintura contra agentes externos como raios UV, excrementos de pássaros, seiva de árvores, poluição e pequenos riscos”.
De acordo com a empresária, a durabilidade também é um diferencial da modalidade. Isso porque a vitrificação pode prolongar a vida útil da pintura, mantendo-a com aparência de nova por mais tempo.
“A vitrificação ainda promove a hidratação e brilho”, acrescenta Fernandes. “A modalidade realça o brilho da pintura, dando ao carro um aspecto mais limpo e bem cuidado”, complementa.
A especialista destaca que, para além da estética, após aplicada a vitrificação também proporciona ao veículo maior resistência a riscos: “A camada cerâmica é mais dura que a pintura tradicional, o que ajuda a proteger contra pequenos arranhões e marcas”.
Segundo Fernandes, a modalidade também oferece hidrofobicidade, propriedade de repelir líquidos, dificultando o seu molhamento: “A vitrificação faz com que a água e sujeiras deslizem facilmente sobre a superfície, facilitando a limpeza do veículo”.
A sócia-administradora da Carfil também chama a atenção para a capacidade que a vitrificação possui para proteção UV, evitando que a pintura desbote com a exposição prolongada ao sol.
“A técnica tem facilidade de manutenção: reduz a frequência necessária de enceramento e polimento, pois a proteção cerâmica substitui em grande parte esses processos. Por fim, a vitrificação também pode contribuir para a valorização do veículo: um carro com pintura vitrificada tende a manter seu valor de mercado por mais tempo, devido à aparência preservada”, afirma.
Na visão de Fernandes, a adesão à modalidade (vitrificação) cresce assim como a aderência dos brasileiros para com serviços de estética automotiva. “Esse processo é bastante procurado por quem deseja manter o carro com aspecto de novo e protegido por um longo período”, explica.
Para saber mais, basta acessar: @oficinapodiumdf