Baixada Santista

São Vicente inaugura primeira Praça da Bíblia à beira-mar do Brasil

Cerimônia marcou entrega do novo equipamento para manifestações religiosas

O aniversário já passou (22 de janeiro), mas os presentes seguem chegando. Na tarde desta terça-feira (28), o turismo de São Vicente ganhou um novo e lindo equipamento com vista para o mar: a primeira Praça da Bíblia à beira-mar do Brasil. A inauguração do espaço reuniu autoridades, como o prefeito Kayo Amado, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr, vereadores e secretários municipais, lideranças religiosas e membros da sociedade civil, em uma grande celebração alusiva ao novo espaço para manifestações de fé e fomento ao turismo religioso.

O evento foi marcado por discursos das autoridades, apresentação da banda Cristo Rei e bênçãos proferidas por Padre Ronaldo e Pastor Marcos.

Situado na Avenida Newton Prado (Morro dos Barbosas), o local conecta-se a demais cartões-postais do Município, como a Ponte Pênsil, a Biquinha e a Nova Orla do Gonzaguinha, criando um eixo de paisagens que enriquecem as belezas naturais da Primeira do Brasil.

Com vista inigualável para uma das baías mais lindas do País, que apenas os olhos são capazes de decifrar, a Praça da Bíblia dispõe de área de contemplação, acessibilidade, monumento religioso e descrições de passagens bíblicas, tornando-se, além de equipamento turístico, um grande acervo para celebrações e manifestações de fé.

Ao fazer uma ‘viagem no tempo’, o Prefeito Kayo Amado recordou as etapas vencidas para colocar São Vicente em um novo patamar de desenvolvimento. “É um local único, onde poderemos refletir e manifestar nossa fé. Aos poucos, esses espaços criados estão tomando forma. Aqui não tinha nada, agora tem. Pare para pensar: cinco anos atrás não existia Píer dos Apaixonados, Píer do Pelé, Praça da Bíblia. Hoje estamos revitalizando todo o eixo-centro praia, trazendo vida a espaços que estavam abandonados”.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira, ao presenciar o espaço lotado em sua inauguração, garantiu estar completamente realizado. “A alegria do arquiteto e urbanista é ver as pessoas contemplando o uso do espaço. Estamos fazendo uma série de urbanizações com o intuito de fomentar o turismo e o lazer. Essa praça mantém a mesma característica dos demais pontos turísticos. Sempre voltada à baía, confundindo-se com uma das paisagens mais lindas do Brasil”.

Para a vice-prefeita Sandra Conti, patrimônios como a Ponte Pênsil, a Casa das Bananadas, entre outros, são símbolos de nostalgia. O trecho da nova praça era, até então, apenas uma oportunidade de apreciar a vista para o sol e o mar. “Esse local me traz memórias afetivas muito boas. Me faz lembrar da minha mãe. Esse pedaço era o meu dia a dia. Eu sempre via o sol refletindo para o mar. Trago muito forte esses momentos para a minha memória. Quase 35 anos depois, inauguramos a Praça da Bíblia em um espaço lindo, que, até então, não era explorado”.

Investimentos – A entrega representa mais um avanço do programa ‘São Vicente de Cara Nova’, cuja finalidade é reestruturar a região centro-praia, por meio da criação e revitalização de espaços públicos na Cidade, conectando turismo, esporte, cultura, comércio e entretenimento, elementos cruciais para alavancar a economia de uma Cidade com alto índice de visitantes, como São Vicente.

Além da Praça da Bíblia, entregas como a Nova Orla do Gonzaguinha – com os píeres dos Apaixonados e do Pelé e a Fonte das Crianças -, o Parque da Juventude (Itararé) e o centro comercial reurbanizado vêm ressignificando o olhar que muitos têm sobre São Vicente e resgatando, cada vez mais, a autoestima do vicentino.

Já projetando o futuro, a Prefeitura de São Vicente segue investindo no turismo como uma das principais fontes de renda da Cidade. Neste momento, a Praça da Biquinha e a Rua Japão (Bitaru) estão passando por intervenções para oferecerem uma estrutura ainda mais completa e atrativa ao cidadão. O Município também já viabilizou a revitalização do Deck dos Pescadores, equipamento que conecta o eixo entre Ponte Pênsil e Gonzaguinha.

“Todo mundo tem uma memória de infância na Biquinha. Essa Biquinha voltará a ser um acervo de lembranças. Aos poucos, São Vicente está se transformando novamente naquela cidade que faz brilhar o olho, traz orgulho, pertencimento e gera lembranças especiais”, concluiu o Prefeito Kayo Amado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *